Algumas montadoras chinesas de veículos elétricos como BYD, Chery, Great Wall e JAC, NIO e Xpeng já se tornaram conhecidas mundo afora. No entanto, ainda existem outras dezenas de fabricantes na China e um grande volume de produção e oferta de modelos zero emissões, o que tem preocupado o governo local.

Atualmente, o país asiático possui cerca de 300 fabricantes de veículos elétricos, incluindo os nomes mais conhecidos entre os citados acima e outras centenas que não são muito populares para quem não mora no país.

Galeria: Polestar - Centro de Produção na China

A taxa de utilização de capacidade dos fabricantes de veículos elétricos na China ficou em 53% no ano passado, de acordo com os dados fornecidos pela província de Jiangsu apresentados à Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma no início deste ano.

De acordo com Xiao Yaqing, ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, a China possui muitos fabricantes de veículos elétricos e diante disso o governo local tomará medidas no sentido de promover uma maior concentração da indústria.

Volkswagen ID.3 China (5)

Esse movimento para tornar a indústria de veículos elétricos (chamados de veículos "New Energy" por lá) mais competitiva faz parte de um plano estratégico amplo do presidente Xi Jinping, que visa reorganizar e modernizar vários setores da economia e sociedade chinesa.

Além da concorrência e custo mais baixo de produção, os subsídios do governo chinês para os veículos elétricos se constituem no principal impulso para o rápido crescimento desse segmento no país asiático. Entre 2015 e 2020, o governo central concedeu nada menos que o equivalente a US$ 5,1 bilhões em incentivos para o compra desses veículos, segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.

Xpeng P7

Maior produtor de automóveis do mundo e líder também no segmento de veículos elétricos, a China em pouco tempo transformou sua indústria automotiva em uma potência. O rápido aumento na procura por carros elétricos levou ao excesso de fabricantes, muitos deles empresas sem grandes volumes. 

O Ministro Yaqing disse o seguinte:

"o papel do mercado deve ser totalmente explorado e encorajamos os esforços de fusão e reestruturação no setor de veículos elétricos para aumentar a concentração do mercado". A ideia não é outra senão concentrar esforços e recursos e aumentar a competitividade da indústria como um todo e, portanto, do país."

Diante disso, o governo agora está planejando a implementação de medidas para conter o excesso de capacidade do segmento de veículos elétricos. Entre elas, está sendo considerada a possibilidade de se estabelecer uma taxa mínima de utilização da capacidade, além de promover uma melhor distribuição de veículos, com ênfase nas áreas rurais e ampliação da rede de carregamento. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Hibridos y Electricos