A Volkswagen tem investido pesado para difundir a eletrificação na China. O CEO da marca alemã, Herbert Diess, disse, por meio do relatório de resultados financeiros do primeiro semestre de 2021, que a empresa deve mudar sua abordagem com relação às vendas de carros elétricos no maior mercado para veículos de energia limpa do mundo.

O volume de 18.285 carros totalmente elétricos no primeiro semestre do ano ficou abaixo do esperado (e apenas uma pequena parte veio do ID.4, o que é um sinal preocupante). Acreditamos que o resultado do ID.4 (ambos os modelos X e CROZZ) tenha ficado abaixo de 8.000 no final de junho (o restante são modelos elétricos mais antigos).

Galeria: Volkswagen ID.6 no Salão de Xangai 2021

A meta para 2021 é atingir a faixa de 80.000-100.000 carros elétricos da linha ID, o que significa que, no segundo semestre, a empresa teria de vender pelo menos três vezes mais veículos elétricos do que o resultado alcançado até agora.

Herbert Diess explica ainda que os compradores de carros elétricos são muito mais jovens e diferentes de sua base de clientes existente na China, o que requer uma abordagem diferente:

"As vendas estão aumentando, mas requer foco e abordagens diferentes, já que os clientes dos veículos elétricos são muito mais jovens e diferentes da nossa base de clientes que temos com as marcas mais tradicionais, como a Volkswagen na China."

"Temos o poder financeiro, temos a rede de vendas, estamos apresentando novos formatos nos shoppings, estamos nos tornando muito mais digitais e isso está acontecendo rápido porque somos muito mais rápidos na China do que no resto do mundo."

Galeria: Volkswagen ID.4 - lançamento na China

Um dos principais pontos de melhoria será ampliar os pontos de vendas dedicadas a modelos da família ID. na China (meta de 150 no final de 2021).

As vendas de veículos elétricos mais baixas do que o previsto são importantes não apenas diretamente (receitas), mas também por causa das metas de emissões de CO2. O analista da indústria Matthias Schmidt observa que o Grupo Volkswagen provavelmente terá que comprar créditos para os mercados da China/EUA.

Por outro lado, no caso específico do Volkswagen ID.4, o resultado de vendas é muito bom na Europa e tudo indica que também terá um futuro promissor nos Estados Unidos e demais mercados ocidentais, diferentemente do que ocorre atualmente na China. O fato é que a Volkswagen não vai ficar parada e deve se mexer rápido para não perder essa fatia de mercado crucial no maior mercado do mundo. 

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