Graças à joint-venture com a SAIC, o fabricante alemão recebe autorização do governo para a produção local do hatch elétrico

Até o momento, sabia-se que a Volkswagen só venderia o seu elétrico ID.3 na Europa e o SUV ID.4 como um veículo global. Mas nesta semana o fabricante alemão recebeu a permissão das autoridades chinesas para produzir o ID.3 também no país asiático. 

A operação será possível graças à joint venture entre a Volkswagen e a SAIC Motors e envolverá a fábrica de Anting, próxima a Xangai, que se responsabilizará pela produção. É claro que, além da produção, o hatchback alemão com emissão zero também será vendido no mercado interno da China.

Galeria: Volkswagen ID.3 - Reino Unido

O terceiro ID "chinês"

O ID.3 está se preparando para se tornar o terceiro modelo elétrico do fabricante de Wolfsburg produzido na China. Ele ficará ao lado dos modelos ID.4 e ID.6. No entanto, os dois SUVs da família ID nasceram de outra joint venture, entre a Volkswagen e a FAW, e por isso suas linhas de produção, ativas desde o final de 2020, ficam em outra unidade.

Ainda não se sabe, porém, se o modelo destinado ao mercado chinês terá diferenças significativas em relação ao europeu. Se nada ou quase nada mudar em termos de estilo e tamanho, é provável que o ID.3 chinês ofereça diferentes opções de baterias. Nessa questão, as autoridades chinesas ainda não revelaram detalhes.

Dessa forma, não é possível determinar se o ID.3 terá versões com baterias de 45, 58 e 77 kWh (com autonomia entre 348 e 554 km) e potências de 150 ou 204 CV. Com esse movimento na China, quem sabe a Volkswagen também não mude de ideia e passe a produzir o seu hatchback elétrico também nos Estados Unidos, uma vez concluídas as obras de ampliação da fábrica de Chattanooga, no Tennessee.

Com relação ao anúncio chinês, é provável que a Volkswagen crie uma rede local de fornecedores, o que ajudaria a reduzir os custos de produção, assim como a Tesla fez com Model 3 naquele mercado. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir