A Volkswagen está reduzindo os preços e introduzindo versões mais acessíveis de seus carros elétricos na Europa para competir melhor com a Tesla e outros fabricantes de VEs no Velho Continente. Isso ocorre após Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, ter dito no ano passado que a montadora não entraria em uma guerra de preços com a Tesla.

A fabricante alemã espera aumentar as vendas em vários países europeus após a introdução de versões com preços mais baixos de seus elétricos ID.3, ID.4 e ID.5 que são elegíveis a receberem incentivos locais. Na França, as mudanças feitas pela Volkswagen significam que quase todas as versões do hatchback ID.3, assim como os crossovers ID.4 e ID.5, serão elegíveis para um bônus governamental de 5.000 a 7.000 euros (aproximadamente de R$ 26,8 mil a R$ 37,5 mil), de acordo com a Automotive News Europe.

Galeria: Volkswagen ID.3 Facelift

A versão mais barata do novo ID.3 no país está disponível em uma configuração "ID" (sim, ID.3 ID), que começa em 39.990 euros (R$ 215 mil) e inclui uma bateria de 58 kWh. Na Noruega, um país líder na adoção de veículos elétricos, com 82% das vendas de novos carros representadas por veículos movidos a bateria, a Volkswagen baixou significativamente o preço do ID.3 de 500.000 coroas (aproximadamente R$ 236 mil) para 358.000 coroas (R$ 169 mil).

Em seu mercado de origem na Alemanha, a Volkswagen está fazendo um esquema semelhante ao oferecido pela General Motors nos Estados Unidos, financiando subsídios para veículos elétricos com recursos próprios após o governo alemão cortar os incentivos para VEs. No mercado alemão, um ID.3 parte de 39.995 euros, ou cerca de R$ 214,4 mil.

Ofertas semelhantes estão disponíveis na Bélgica e na Suécia para a maioria da linha ID, tudo por conta das vendas lentas no Velho Continente. Em outubro do ano passado, executivos do Grupo VW afirmaram que os pedidos de veículos elétricos haviam desacelerado significativamente, mas que, mesmo assim, manteriam sua estratégia de preços, apesar de outros fabricantes de automóveis seguirem na direção oposta.

Exterior do Volkswagen ID.5 Euro-spec 2024

Em 2023, o CEO do Grupo VW, Oliver Blume, afirmou que a Volkswagen não entraria em uma guerra de preços com a Tesla, depois que a fabricante de veículos elétricos estadunidense aplicou descontos significativos aos modelos Model 3 e Model Y no final de 2022. "Temos uma estratégia de preços clara e estamos focados na confiabilidade", disse Blume ao Frankfurt Allgemeine Sonnetagszeitung. "Confiamos na força de nossos produtos e marcas", acrescentou.

No entanto, as coisas não correram como planejado para a gigante automotiva alemã no ano passado, com o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schaefer, declarando no final do ano passado que a empresa não era mais competitiva e que era necessário mudar. A montadora interrompeu a produção de seus carros elétricos várias vezes e reduziu turnos em sua fábrica dedicada em Zwickau, Alemanha.

Na frente dos veículos elétricos, a Volkswagen está consideravelmente atrás da Tesla na Europa. Nos primeiros nove meses de 2023, o carro mais vendido foi o Tesla Model Y, com pouco mais de 180.000 unidades vendidas no Velho Continente, enquanto o Volkswagen ID.3 registrou apenas 60.000 vendas no mesmo período, de acordo com os números da DataForce publicadas pela Automotive News Europe.