O Volkswagen ID.3 é certamente um fruto proibido para os mercados fora da Europa e China. Pequeno, relativamente barato e menos bombado do que o tipo de crossover ID.4, o ID.3 tem encontrado seu espaço na Europa. Mas, parece que a Volkswagen ainda não pretende abandonar o ID.3: a marca alemã introduziu três novos modelos e baixou um pouco o preço para aumentar o apelo do carro.

É claro que isso vem logo após o facelift do ID.3 recentemente revelado pela Volkswagen. O ID.3 2024 tem algumas pequenas mudanças estilísticas, como um novo para-choque dianteiro e uma tela de informação e entretenimento revisada. A verdadeira história são as três versões de acabamento da marca para o ID.3: Pro, Pure e GTX.

Começando pelo topo da linha, temos o GTX. O hot hatch elétrico semelhante ao GTI está oficialmente à venda aqui. Esse carro vem com um motor de 285 cavalos de potência voltado para o desempenho, alimentado por uma bateria de 79 kWh. Juntos, os dois podem fornecer até 375 milhas de autonomia (605 km) no ciclo europeu WLTP, um pouco mais brando.

Volkswagen ID.3 GTX (2024)

Para mostrar o quanto o GTX é esportivo, ele está repleto de emblemas com contornos vermelhos por dentro e por fora e um para-choque dianteiro específico para o GTX. As rodas de 20" também são específicas para o GTX. O ID.3 Pro S recebe as mesmas atualizações visuais e de informação e entretenimento que o restante da linha, mas agora o motor traseiro tem potência nominal de 228 cavalos.

A Volkswagen também introduziu um novo modelo de entrada básico: o ID.3 Pure. Com apenas 168 cavalos de potência e 52 kWh de bateria, esse veículo elétrico com alcance de 241 milhas completa (387 km) a parte inferior da linha ID.3. O preço começa em 36.900 euros (R$ 210 mil), bem abaixo do preço de 47.595 euros (R$ 210.000) do Pro.S. 

VW ID.3 Facelift (2024): O exterior

Além disso, o ID.3 agora tem o pré-condicionamento da bateria ativado, algo de que os proprietários se queixaram no passado. Ele pode ser ativado manualmente ou será ligado automaticamente quando o carro estiver a caminho de uma estação de carregamento rápido DC. Esse pré-aquecimento permite que o ID.3 atinja até 175 kW (238 cv) de potência, muito mais rápido do que a potência máxima de 120 kW (163 cv) do antecessor.

Embora eu ache que a Volkswagen tenha cometido um grave erro ao não vender o ID.3 aqui nos EUA e no Canadá para capturar a quantidade surpreendentemente grande de compradores de EVs acessíveis em busca de algo que não seja um crossover, essas atualizações mostram que a VW está tentando se defender do ataque de EVs chineses com preços razoáveis.

Com um preço base de 36.900 (R$ 210.000), o novo ID.3 está a um passo do BYD Dolphin e do MG 4, ambos de porte semelhante, que começam na faixa de 33.000 a 35.000 (R$ 188 mil a R$ 200 mil). 

Será que a Volkswagen terá sucesso com o ID.3 atualizado? Teremos de esperar para ver, especialmente porque a BYD e a MG estão fazendo grandes incursões no mercado de veículos elétricos da Europa.