A Volkswagen está finalmente entrando no segmento de hot hatch elétrico com o ID.3 GTX. Essencialmente um modelo irmão do Cupra Born VZ, o elétrico esportivo vem em duas versões. Há um GTX básico e um GTX Performance apimentado com o motor elétrico mais potente já desenvolvido pela VW.

Escolha o ID.3 GTX regular e você terá um motor elétrico no eixo traseiro com 286 cv e 55,6 kgfm de torque. Faça o upgrade para o modelo Performance e a Volkswagen aumentará a potência para 326 cv, enquanto o torque permanecerá o mesmo. Como era de se esperar, esses números de potência mais altos correspondem perfeitamente aos do Cupra Born VZ.

Volkswagen ID.3 GTX

O hot hatch com tração traseira leva seis segundos para atingir 100 km/h a partir de uma parada para o GTX normal, ou 5,6 segundos se você fizer o upgrade para o GTX Performance. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h e 200 km/h, respectivamente. A VW diz que o mais potente dos dois modelos é um companheiro elétrico para o Golf GTI Clubsport com tração dianteira.

Ambos os GTXs compartilham uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de energia utilizável de 79 kWh. Ele suporta carregamento de CC a 175 kW e, nesse caso, a bateria será recarregada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. Com uma bateria totalmente carregada, estima-se que os modelos ID.3 GTX percorram 600 km no ciclo WLTP combinado. A bateria é montada no assoalho, no meio do veículo, para melhor distribuição do peso.

Volkswagen ID.3 GTX

Assim como o ID.4 GTX e o ID.5 GTX, a VW fez com que o ID.3 GTX tivesse uma aparência mais empolgante com um para-choque dianteiro redesenhado com uma entrada de ar maior e um padrão em forma de diamante, ladeado por LEDs bumerangue que servem como luzes diurnas. Na traseira, o modelo esportivo recebe um difusor com acabamento em preto brilhante para combinar com as capas escuras dos espelhos retrovisores, soleiras laterais e moldura da janela. Além disso, há novas rodas de 20 polegadas com pneus de seção 215 no GTX e pneus mais largos de seção 235 no GTX Performance.

O interior tem muitos detalhes em vermelho. Há bancos dianteiros esportivos com ajuste elétrico e apoios de cabeça integrados, emblema GTX e tecido feito de material reciclado. Todos os ID.3s terão uma nova multimídia de 12,9 polegadas e uma alavanca seletora de modo de direção separada na coluna de direção. Antes tarde do que nunca, os controles sensíveis ao toque para o volume e o ar-condicionado finalmente estão iluminados, como no recém-lançado Golf Mk8.5.

Galeria: Volkswagen ID.3 GTX (2024)

Infelizmente, o ID.3 GTX tem pouca chance de chegar ao Brasil, visto que a marca só trouxe modelos elétricos para o sistema por assinatura, e ainda escolheu o ID.4 e a ID.Buzz. Mas na Europa, ele compete essencialmente em um segmento de dois ao lado do Cupra Born VZ.

Volkswagen ID.3 GTX
Volkswagen ID.3 GTX

Olhando para o futuro, a VW já sugeriu que a nona geração do Golf virá somente elétricoa, para substituir o ID.3, já que não há lugar para ambos na linha. Se isso acontecer, o GTX se tornará o GTI, pois a marca alemã pretende manter as três famosas letras. Ela até registrou um novo logotipo com o "I" (que significa injeção) substituído por um raio.