BYD confirma o lançamento de carros elétricos no Brasil em 2022
Marca chinesa se prepara para fazer um lançamento a cada 3 meses entre elétricos e híbridos plug-in a partir do ano que vem
A BYD confirma que irá começar a vender carros elétricos no Brasil. A montadora chinesa, que está presente no Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, realizado de 23 a 25/09 em São Paulo, no Pacaembu, disse ao Motor1/InsideEVs que finalmente passará a comercializar veículos de passeio zero emissões no país.
Segundo apuramos, a marca chinesa começará a trazer carros elétricos (e também híbridos) ao país a partir de 2022. O plano é fazer um lançamento a cada três meses a partir do ano que vem e na lista de modelos estão incluídos o SUV elétrico BYD Tang, além do também elétrico Song, e o sedã BYD Han, que tem variantes 100% elétrica e híbrida plug-in.
Galeria: BYD - 1 milhão de carros elétricos
Um dos modelos mais promissores, o BYD Tang é um SUV com quase cinco metros de comprimento que possui versões de 5 ou 7 lugares. O trem de força é composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de fornecer 365 kW (496 cv) de potência com tração integral permanente. A bateria possui 82,8 kWh de capacidade, suficiente para percorrer 600 km com uma única recarga (ciclo NEDC).
Já o BYD Han possui 4,98 metros de comprimento e 2,92 metros de entre-eixos e conta com um motor elétrico que produz 163 kW (221 cv) na modelo de tração dianteira e 363 kW / 493 cv (163 kW + 200 kW) na variante de tração integral - a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 3,9 segundos na versão mais potente.
O sedã se destaca por ser o primeiro modelo da marca equipado com as baterias de lâmina (Blade), prometendo autonomia de 506 km na versão de 65 kWh e até 605 km na de 77 kWh, ambos pelo padrão NEDC, menos rigoroso que as certificações WLTP e EPA. O carregamento rápido DC de 30% a 80% pode ser feito em 25 minutos ou 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia em condições ideais.
Enquanto que o SUV elétrico Tang já está sendo vendido em mercados internacionais, como a Noruega, o sedã Han deve seguir o mesmo caminho, ampliando a presença externa da BYD no segmento de veículos de passageiros. No Brasil, a marca tem se destacado com as vendas do furgão elétrico BYD eT3, que figurou entre os cinco veículos elétricos mais vendidos no país no primeiro semestre de 2021.
Galeria: BYD Song Plus EV
Em breve saberemos mais sobre os modelos elétricos e híbridos que devem chegar ao Brasil, mas uma coisa é certa: o leque de opções da marca é bastante amplo e abrange desde subcompactos urbanos mais espartanos a SUVs bem equipados e com padrão de qualidade mais alto, como os modelos já mencionados aqui.
A BYD chegou ao Brasil em 2014 e atualmente possui três fábricas no país, onde produz ônibus elétricos, painéis solares e baterias para veículos elétricos pesados. Atualmente a empresa está envolvida em grandes projetos como a implantação do primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) elétrico do país em São José dos Campos (SP) e também do primeiro VLT de Salvador, um moderno monotrilho com 22 quilômetros de extensão na capital baiana.
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Galeria: BYD Tang EV
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