A BYD confirma que irá começar a vender carros elétricos no Brasil. A montadora chinesa, que está presente no Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, realizado de 23 a 25/09 em São Paulo, no Pacaembu, disse ao Motor1/InsideEVs que finalmente passará a comercializar veículos de passeio zero emissões no país.
Segundo apuramos, a marca chinesa começará a trazer carros elétricos (e também híbridos) ao país a partir de 2022. O plano é fazer um lançamento a cada três meses a partir do ano que vem e na lista de modelos estão incluídos o SUV elétrico BYD Tang, além do também elétrico Song, e o sedã BYD Han, que tem variantes 100% elétrica e híbrida plug-in.
Um dos modelos mais promissores, o BYD Tang é um SUV com quase cinco metros de comprimento que possui versões de 5 ou 7 lugares. O trem de força é composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de fornecer 365 kW (496 cv) de potência com tração integral permanente. A bateria possui 82,8 kWh de capacidade, suficiente para percorrer 600 km com uma única recarga (ciclo NEDC).
Já o BYD Han possui 4,98 metros de comprimento e 2,92 metros de entre-eixos e conta com um motor elétrico que produz 163 kW (221 cv) na modelo de tração dianteira e 363 kW / 493 cv (163 kW + 200 kW) na variante de tração integral - a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 3,9 segundos na versão mais potente.
O sedã se destaca por ser o primeiro modelo da marca equipado com as baterias de lâmina (Blade), prometendo autonomia de 506 km na versão de 65 kWh e até 605 km na de 77 kWh, ambos pelo padrão NEDC, menos rigoroso que as certificações WLTP e EPA. O carregamento rápido DC de 30% a 80% pode ser feito em 25 minutos ou 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia em condições ideais.
Enquanto que o SUV elétrico Tang já está sendo vendido em mercados internacionais, como a Noruega, o sedã Han deve seguir o mesmo caminho, ampliando a presença externa da BYD no segmento de veículos de passageiros. No Brasil, a marca tem se destacado com as vendas do furgão elétrico BYD eT3, que figurou entre os cinco veículos elétricos mais vendidos no país no primeiro semestre de 2021.
Em breve saberemos mais sobre os modelos elétricos e híbridos que devem chegar ao Brasil, mas uma coisa é certa: o leque de opções da marca é bastante amplo e abrange desde subcompactos urbanos mais espartanos a SUVs bem equipados e com padrão de qualidade mais alto, como os modelos já mencionados aqui.
A BYD chegou ao Brasil em 2014 e atualmente possui três fábricas no país, onde produz ônibus elétricos, painéis solares e baterias para veículos elétricos pesados. Atualmente a empresa está envolvida em grandes projetos como a implantação do primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) elétrico do país em São José dos Campos (SP) e também do primeiro VLT de Salvador, um moderno monotrilho com 22 quilômetros de extensão na capital baiana.
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