Os carros elétricos representam o único segmento de mercado que continua crescendo. Na Europa, durante o mês de agosto, ante uma contração geral de 18% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e de 33% em relação ao de 2019, os carros elétricos e híbridos plug-in (PHEV) registraram aumento de 21%.
Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics, comenta a situação:
"Apesar da crise do chip, que afetou todo o setor, o número de veículos elétricos e híbridos plug-in continua crescendo. Um forte aumento na demanda no mês passado viu esses veículos registrarem sua segunda maior participação de mercado mensal de todos os tempos, com 21%. As 151.737 unidades registradas no mês passado marcam um aumento de 61% na comparação anual e trazem o volume total de janeiro para 1,32 milhão de unidades".
Munoz acrescentou: "Embora as ofertas e incentivos tenham desempenhado um papel significativo no aumento da demanda, vimos uma mudança fundamental nos hábitos de compra à medida que modelos mais atraentes entraram no mercado e os consumidores se tornaram cientes dos benefícios de comprar veículos elétricos".
Tanto que de fato, pela primeira vez, os carros 100% elétricos e híbridos e plug-in, somados, na Europa superaram as vendas de carros a diesel, um resultado histórico. Voltando aos carros com emissão zero, aqui estão os mais populares do Velho Continente.
A Volkswagen ainda é a fabricante mais popular da Europa. Se há algum tempo o campeão era o Golf (que agora, entre os modelos a combustão, entregou a liderança para o Dacia Sandero), falando apenas em carros elétricos, comemora o primeiro lugar com o ID.3. O fabricante de Wolfsburg também conquista o terceiro degrau do pódio, com o ID.4, enquanto a Tesla assume o lugar de honra com o Model 3.
Os cinco primeiros são completados por um velho conhecido e uma novidade, o Renault Zoe e o Ford Mustang Mach-E. A lista dos dez mais vendidos conta ainda com Kia Niro, Skoda Enyaq, Tesla Model Y, Volkswagen e-up! e o elétrico Fiat 500, que mais uma vez está no top 10.
Olhando apenas para estes números, que se referem aos 26 mercados europeus e que levam em conta apenas os 10 primeiros modelos elétricos vendidos, vemos o grande confronto direto entre Volkswagen e Tesla, tanto nos automóveis, ID.3 x Model 3, quanto nos SUVs, ID.4 x Model Y.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos