A Tesla é a fabricante que mais vende carros elétricos no mundo. Durante anos, os céticos concordaram que seria apenas uma questão de tempo até que isso mudasse. Diante de tantos lançamentos de modelos elétricos das montadoras tradicionais, a empresa novata simplesmente não conseguiria segurar a liderança. No entanto, apesar das previsões, a marca norte-americana segue bem à frente da concorrência.

De todos os rivais da Tesla, o Grupo Volkswagen é indiscutivelmente o mais adequado para dar à montadora do Vale do Silício uma alternativa pelo seu dinheiro. O Grupo VW é enorme e tem muitas marcas sob seu guarda-chuva. Além disso, já provou que pode produzir veículos elétricos atraentes e oferecer muito valor. 

Galeria: Volkswagen ID.LIFE 2021 - Fotos ao vivo

O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, deixou claro há algum tempo que planeja roubar participação de mercado da Tesla e, eventualmente, superar a marca totalmente elétrica como a maior montadora mundial de carros elétricos. Diess não está falando em fazer isso acontecer em 10 ou 20 anos. Em vez disso, ele acredita que a VW possa conseguir o feito em 2025.

Não faz muito tempo, Diess acessou o Twitter para zombar do CEO da Tesla, Elon Musk. Ele postou o seguinte:

 

Então qual é o plano?

O Grupo Volkswagen diz que vai lançar cerca de 70 veículos movidos a bateria em todo o mundo até 2030. Mais recentemente, acrescentou que planeja reforçar sua estratégia de vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos em grande estilo. Isso aconteceu depois que a Volkswagen tomou ciência do plano do presidente Biden para ajudar a promover a adoção de carros elétricos.

De acordo com analistas da LMC Automotive, a VW já está a caminho de ultrapassar a participação de mercado global da Tesla até 2025. No entanto, tal previsão é bastante difícil neste momento, uma vez que a Tesla está em processo de construção de duas novas fábricas, uma no Texas e uma na Alemanha. Ambas devem começar a produzir antes do final de 2021.

Somado a isso, o plano de Biden não passou como anunciado originalmente. Há esperança de que a reconciliação possa ajudar a adicionar medidas importantes que fortalecerão as vendas de elétricos nos EUA, mas não há garantias. A Tesla tem vendido um número recorde de carros, embora seus veículos não sejam mais elegíveis para o crédito fiscal de VE dos EUA. Além disso, a marca continua a aumentar os preços devido à demanda crescente.

Com 70 veículos elétricos vindos da Volkswagen até 2030, há uma boa chance de que a marca alemã eventualmente alcance a Tesla. No entanto, 2025 é uma meta muito elevada. Onde a Tesla estará em 2025? 2030? Haverá ainda mais fábricas em todo o mundo? Será que finalmente haverá muito mais modelos no mercado? Há tantas perguntas sem respostas aqui que fazem a previsão da LMC Automotive parecer arriscada.

Será que a Volkswagen realmente vai conseguir alcançar e até mesmo superar a Tesla nas vendas de carros elétricos? Deixa sua opinião na seção de comentários abaixo.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram