Crise da gasolina faz carros elétricos bombarem no Reino Unido
A falta de combustível nos postos de gasolina britânicos está empurrando os motoristas para os carros elétricos
A crise de abastecimento de gasolina que está atingindo a Inglaterra atualmente fez com que os britânicos explodissem em um interesse desenfreado pelos carros elétricos. De acordo com o site Carguide, as pesquisas globais relacionadas a veículos com emissão zero na última sexta-feira, 24 de setembro (o dia em que os postos britânicos começaram a secar um após o outro), aumentaram 1.600%!
Além disso, a conhecida plataforma de venda de automóveis no Reino Unido, Carwow, observou que no domingo, 26 de setembro, as pesquisas por novos carros elétricos à venda aumentaram 56%. Mas já nos dias anteriores, no momento em que a crise da gasolina se agravava, as buscas por carros elétricos à venda já aumentavam significativamente. Sexta-feira, 24 de setembro de 28% e sábado, 25 de setembro de 43%.
Galeria: Volkswagen ID.3 primeiras entregas no Reino Unido
Elétrico como alternativa
"A falta de combustíveis tradicionais nos postos de gasolina gerou pânico entre os motoristas britânicos, que começaram a pesquisar carros elétricos em massa. Em uma semana, o tráfego por modelos movidos a bateria aumentou 94%", disse Sepi Arani, diretor da divisão comercial da Carwow.
Muitas pessoas, diante das longas filas dos postos de gasolina e da impossibilidade de reabastecimento, viram no carro elétrico, e principalmente na possibilidade de recarregar na garagem, uma verdadeira dádiva de Deus, acrescentou Arani.
Vendas em crescimento
As pessoas não apenas mostraram mais interesse em carros elétricos, mas também compraram mais. 7.388 novos carros com emissão zero foram registrados em agosto, quase o dobro de setembro. O número foi divulgado pelo Auto Trader Group, segundo o qual as concessionárias receberam 36% mais consultas sobre carros com bateria no fim de semana passado do que no fim de semana anterior. Os cliques em anúncios elétricos novos ou usados aumentaram 28% e 61%.
Galeria: Nissan - placas de veículos verdes
A culpa é do Brexit
Mas o que resultou nesta crise incomum da gasolina? A principal razão reside na falta de motoristas (seriam necessários mais ou menos 100.000 deles). Basicamente, não há caminhões suficientes para levar os combustíveis (mas também todas as outras mercadorias) às distribuidoras. Consequências do Brexit e as restrições de entrada no Reino Unido por meio de um sistema que obviamente precisa ser revisto.
Boris Johnson, para fazer frente à emergência, concedeu 10.500 autorizações de trabalho temporário, mas mesmo essa mudança não foi suficiente para atrair para a ilha um número suficiente de caminhoneiros que haviam deixado o país justamente no momento da saída da União Europeia. Quem sabe se essa estranha conjuntura ajudará o Reino na meta de não vender mais carros com motores de combustão interna até 2030. Há males que vêm para o bem...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado