A Geely é a gigante automotiva chinesa que atua em cada vez mais segmentos de mercado. Recentemente, por meio da submarca Geometry, anunciou o lançamento do SUV compacto Geometry EX3, seu veículo elétrico mais acessível já lançado, que acaba de ser apresentado na China.
O termo acessível pode ter significados diferentes quando comparamos a China com o Brasil, e neste caso, pode ser traduzido como 'realmente barato'. Isso porque o Geometry EX3 está sendo lançado com um preço base na pré-venda de 59.700 RMB — o equivalente a apenas R$ 51.180 em uma conversão direta, valor próximo ao de modelos de entrada flex como Fiat Mobi e Renault Kwid em nosso mercado.
Isso torna o EX3 dos veículos elétricos de cinco lugares mais acessíveis do mercado chinês, e os clientes podem fazer a pré-reserca pagando um depósito de 300RMB (R$ 260) através do app Geometry.
Por esse valor, os chineses levarão para casa um SUV de 4 metros com uma distância entreeixos de apenas 2,5 metros, oferecendo o que a empresa descreve como "espaço interno líder do segmento projetado para comportar confortavelmente cinco pessoas com espaço de sobra"
O porta-malas do SUV elétrico Geometry EX3 tem capacidade máxima de 500 litros com todos os assentos no lugar ou 1.050 litros com os bancos traseiros rebatidos. A Geely diz que o crossover elétrico também possui 26 compartimentos de armazenamento distribuídos pela cabine.
O SUV elétrico EX3 é alimentado por uma bateria de 37,23 kWh refrigerada a líquido que oferece até 322 quilômetros de alcance sob o ciclo NEDC. Um único motor elétrico com 70 kW (94 cv) e 180 Nm de torque promete desempenho "em linha com os veículos tradicionais a gasolina" - ainda não sabemos se isso pode ser bom ou ruim.
Carregar a bateria de zero a 80% do estado de carga leva menos de 30 minutos usando carregadores DC de alta velocidade. Obviamente, o veículo elétrico também pode ser recarregado conectando-se a uma tomada doméstica convencional de 220V.
O pacote de segurança de série inclui airbag duplo, sensor e câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, além de freios ABS+EBD.
Em termos de estilo, o Geometry EX3 parece um pouco datado, especialmente por fora, e isso porque ele é baseado no Geely Yuanjing X3 com motor a combustão, lançado em 2017. No entanto, o painel em dois tons parece completamente redesenhado e é dominado por uma tela sensível ao toque independente de 8" e um quadro de instrumentos de 10,25".
O EX3 possui o aplicativo de conectividade G-Link da Geely, fornecendo espelhamento de dispositivos móveis, música QQ nativa, navegação Autonavi, rádio Ximalaya, controle de voz e roteamento Wi-Fi. Inicialmente disponível nos revendedores da marca na China, o Geometry EX3 futuramente também será destinado a alguns mercados externos.
Fonte: Geely Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD