Este é o Zeekr 001, o primeiro carro elétrico da marca de luxo criada recentemente pela Geely. A versão final do modelo será apresentada ao público no Salão de Xangai, praticamente um evento dedicado ao carro elétrico. E não poderia ser diferente, dada a importância crescente dos carros com emissão zero no mundo e, em particular, na China. 

O carro já havia sido apresentado ao público em forma de conceito, sob a marca Lynk & Co, mas agora está sendo revisado em sua versão de produção trazendo uma nova marca para sua estreia. 

Galeria: Zeekr 001

É definido pelo fabricante como uma perua?!, mas, olhando bem, também pode parecer uma espécie de utilitário com linhas muito aerodinâmicas. Definições à parte, pretende estabelecer-se como um carro premium e por isso nasceu sob a bandeira da Zeekr, a marca recém-nascida que a Geely criou para explorar novas soluções mecânicas e tecnologias relacionadas com o mundo dos carros elétricos.

Design sueco

Para o design, a Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo, uma marca que a Geely controla desde 2010. Com base na plataforma SEA, o Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de três metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.

  • Comprimento: 4,97 metros
  • Largura: 1,99 metros
  • Altura: 1,56 metros
  • Distância entre eixos: 3,01 metros
  • Recarrega 120 km em 5 minutos
Zeekr 001

O novo carro elétrico de luxo também pretende surpreender pelo desempenho, com velocidade máxima limitada em 200 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Ele também promete parar de 100 km/h a 0 em 34 metros, nada mal para um carro que pesa bem mais de duas toneladas.

Estará disponível com duas baterias, 86 ou 100 kWh, que podem ser recarregadas na incrível velocidade de 360 ​​kW (na Europa, no momento, ninguém passa de 350 kW). Isso permitirá que o carro ganhe 120 km de autonomia em apenas 5 minutos de estacionamento em uma estação de carregamento rápido.

  • Bateria: 86 ou 100 kWh
  • Velocidade de carregamento: até 360 kW
  • Autonomia: N/D
  • 0-100: 3,4 segundos
  • Velocidade máxima: 200 km/h
  • Também será vendido online

A nova marca não só cuidará do design dos carros, mas também terá como objetivo a criação de uma infraestrutura de recarga. Por enquanto, o foco será na China: a meta é chegar a 2.200 estações com 20.000 pontos de recarga até 2023 e, a partir daí, expandir ainda mais.

Para divulgar a marca, a Geely já decidiu que iniciará as vendas do 001 por meio de uma nova rede de 60 concessionárias, centros de serviços e 36 pontos de coleta. Eles serão necessários porque o carro também pode ser encomendado online. O carro, que inicialmente será comercializado apenas na China, chegará ao mercado até o final do ano. Não sabemos se chegará dessa forma à Europa, ou "disfarçado" sob a marca Volvo ou Polestar.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Zeekr 001