Após idas e vindas, o início de produção em massa da Tesla Cybertruck deve ficar mesmo para 2023. Considerando a última atualização sobre a picape elétrica, estimava-se que a pré-produção começasse até o fim deste ano, com a montagem em série ficando para algum momento de 2022. No entanto, problemas na cadeia de fornecedores jogaram mais um balde de água fria nos planos da Tesla.
Dessa forma, a fábrica da Tesla em Austin, no Texas, irá lidar inicialmente apenas com a produção do Tesla Model Y. Além da picape elétrica de vanguarda, o caminhão elétrico Tesla Semi e o esportivo Tesla Roadster também sofrerão atrasos para começar a chegar ao mercado.
Pelo plano atual, a Tesla irá acelerar a produção do Cybertruck em 2023, com a previsão de produzir entre 250 mil e 300 mil unidades anuais. Um número expressivo, mas ainda baixo diante dos mais de 1,5 milhão de interessados, com a ressalva de que são pré-reservas reembolsáveis e boa parte não deve se converter em pedidos definitivos.
Apesar de fazer sucesso antes mesmo de ser lançada, a Tesla Cybertruck pode chegar um pouco tarde ao mercado, considerando a concorrência. Vale lembrar que até o fim de 2022 a rival Rivian R1T já estará há cerca um ano mercado. Até lá, também serão lançados os modelos GMC Hummer EV, Chevrolet Silverado EV e Ford F-150 Lightning, fortes competidores neste novo segmento de picapes elétricas.
Recentemente, Elon Musk disse que o início de produção teve que ser inevitavelmente adiado por problemas na cadeia logística. Na verdade, o problema parece ser mais amplo e não se restringe apenas à escassez de semicondutores. O CEO da Tesla espera que a situação esteja equalizada no máximo até 2023.
Fonte: FCO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda