Cotado para o Brasil, C5 Aircross híbrido ganha alerta de recarga
SUV híbrido plug-in passa a alertar motoristas com mensagens na tela; objetivo é estimular uso do modo 100% elétrico
O Citroën C5 Aircross híbrido plug-in recebeu uma atualização remota (over-the-air) que faz o carro alertar o proprietário para recarregar. O SUV híbrido da marca francesa agora irá avisar os donos caso eles não pluguem o veículo regularmente, com a intenção de ajudar a "otimizar ainda mais a eficiência" do trem de força.
Com efeito imediato, os carros no Reino Unido receberão uma atualização de software remota que será enviada para os veículos diretamente da Citroën, o que significa que os motoristas não precisam levar seus veículos para uma concessionária. Esta atualização permite que os "avisos plug-in" sejam exibidos na tela do sistema de informação e entretenimento.
Essas mensagens aparecerão após cinco dias passados entre as recargas, ou 10 viagens que foram feitas sem recarregar o veículo. Em primeiro lugar, o carro emitirá um lembrete por dia, mas depois de 30 dias passará a emitir dois alertas diários.
A atualização só se aplicará ao C5 Aircross Hybrid, que vem com um trem de força híbrido plug-in combinando um motor elétrico com o propulsor 1.6 THP a gasolina de 178 cv. Espera-se que essa tecnologia ajude os clientes a "otimizarem a eficiência de uso de seus modelos híbridos plug-in e reduzir ainda mais o impacto no meio ambiente".
De acordo com a Citroën, a atualização ajudará os clientes a extraírem o melhor do alcance oficial no modo elétrico de 55 km do veículo. A empresa afirma que seus dados mostram que 55% das viagens inferiores a 40 km são feitas com emissão zero, enquanto 52% dos clientes já carregam seu carro uma ou duas vezes a cada 100 km.
Mas a montadora francesa afirma que um aumento na frequência de carregamento aumentaria a proporção de viagens somente elétricas e reduziria o consumo de combustível. Carregar o C5 Aircross Hybrid leva menos de duas horas quando ele está conectado a um ponto de carregamento doméstico de 7,4 kW 'wallbox', embora o carregamento em um soquete doméstico de 13A e três pinos leve um pouco mais tempo.
"A Citroen sempre foi um ator-chave para a inovação, e é por isso que a marca está agregando ainda mais valor à experiência de propriedade para seus clientes de híbridos plug-in (PHEV)", diz um comunicado da marca francesa. "Com efeito imediato, os clientes que dirigem o C5 Aircross SUV Hybrid serão notificados por 'avisos plug-in' para ajudar a otimizar ainda mais a eficiência de seus veículos híbridos.
Aguardado no Brasil
Vendido há mais de um ano na Argentina, o atual C5 Aircross é aguardado no Brasil há um certo tempo. A própria marca tem interesse em trazer o modelo ao país, o que, no entanto, ainda não se concretizou.
Em meados deste ano, Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul, reforçou que, assim como as demais marcas do grupo, a Citroën irá atualizar seu portfólio no Brasil e embarcará na eletrificação. O executivo não revelou qual será o primeiro modelo da nova safra, que chegará em breve, mas há boas chances para o C5 Aircross híbrido e também para o C4 elétrico.
Galeria: Citroen C5 Aircross Hybrid
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
BYD "engole" Peugeot e Citroën juntas nas vendas de fevereiro no Brasil