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Citroën C5 Aircross será substituído por um inédito SUV elétrico

Stellantis coloca em prática plano de eletrificação e deve produzir veículo elétrico na nova plataforma STLA Medium

Citroen C5 Aircross Hybrid

A Stellantis irá um produzir um veículo elétrico completamente novo na França. Trata-se de um SUV elétrico de porte médio que irá ocupar o lugar do atual C5 Aircross, um modelo que é vendido na Argentina e chegou a ser cotado para o Brasil na versão híbrida plug-in.

A notícia divulgada nesta terça-feira (26) pelo sindicato CFE-CGC e repercutida pela imprensa francesa confirma que a Stellantis está cumprindo sua promessa de acelerar a transição energética dentro de suas marcas.

Citroen C5 Aircross Hybrid

Lançado em 2017, o atual C5 Aircross, disponível em versões a combustão e híbrida plug-in será sucedido pelo que deve ser um dos primeiros veículos construídos na nova plataforma elétrica STLA Medium do grupo.

Vale lembrar que recentemente a Citroën cancelou o lançamento do novo C4 Aircross, o utilitário derivado do novo C4 que seria produzido na Espanha. Os motivos não foram explicitados, mas acredita-se que seja por causa de projetos como o próximo C3 Aircross, que pode chegar a cerca de 4,30 metros e do próprio C5 Aircross, que mede 4,50 metros. 

Stellantis EV Dia 2021

Segundo relatado, o novo SUV elétrico será produzido na fábrica do Grupo Stellantis em Rennes, França. A notícia repercutiu muito bem entre os sindicatos franceses, que veem o investimento anunciado de 152 milhões de euros como uma garantia da manutenção do nível de empregos no país em uma perspectiva de prazo mais longo.

No entanto, fazem uma ressalva de que mais modelos devem ser construídos no local e que a planta não deve focar em apenas um veículo. Atualmente, a unidade produz os modelos Citroën C5 Aircross e Peugeot 5008, que também deve sair de linha em breve.

A plataforma STLA Medium servirá de base a veículos com comprimento entre 4,35 e 5 metros e acomodará baterias com capacidade entre 87 e 104 kWh, perfazendo uma autonomia de até 700 km pelo padrão europeu WLTP. Já as opções de motores serão de 170 CV (125 kW) e 245 CV (180 kW) para a bateria de menor capacidade e 204 CV (150 kW) e 449 CV (330 kW) para a opção maior.

Dito isto, podemos concluir que fica cada vez mais improvável a vinda do C5 Aircross Hybrid ao Brasil. Nesse cenário, a Citroën, que prometeu iniciar a eletrificação por aqui em breve, pode anunciar modelos como o furgão elétrico Citroën e-Jumpy, ou mesmo o Citroën e-C4, versão 100% elétrica da nova geração do C4. A conferir.

Fonte: Ouest via FCE