A Hertz estampou as manchetes nesta semana pela mega encomenda de nada menos que 100.000 unidades do Tesla Model 3 que serão adquiridos para eletrificar sua frota. Agora, a locadora diz que irá dobrar a meta, ou melhor, o pedido. Seu CEO, Mark Fields, disse que em breve irá encomendar outras 100.000 unidades do sedã elétrico norte-americano.
Logo mais saberemos mais detalhes sobre essa operação, que já na primeira fase, com um valor calculado em torno de US$ 4,2 bilhões de dólares, representou a maior compra de carros elétricos da história.
Fields, durante entrevista à CNN, explicou que das primeiras 100.000 unidades do Tesla Model 3 compradas, 50.000 irão diretamente para o uso da Uber e seus motoristas e que apenas a metade restante se tornará parte da frota de carros da própria Hertz.
Mas Fileds disse que uma cláusula no acordo com a Uber permitiria que a Uber pudesse solicitar à Hertz 150.000 Model 3 em três anos. Nesse ponto, é claro que em um tempo relativamente curto outros 100.000 carros serão necessários para serem adicionados aos 100.000 já comprados.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, explicou que, de acordo com pesquisas internas, haveria muitos motoristas dispostos a alugar um Model 3 por US$ 300 por semana e por isso ela disse ter certeza de que entre agora e 2024 a empresa que ela dirige passará de 50.000 para 150.000 unidades do Model 3 (que mesmo sem essa mega encomenda já é o carro elétrico mais vendido da história).
Para confirmar se essas previsões estão corretas, teremos que esperar mais um ano. Isso porque a Tesla entregará os primeiros 100.000 carros até o final de 2022. Claro, conforme a prática da empresa, sem qualquer desconto. Sabe-se, no entanto, que os carros não serão equipados com Full Self Driving: em algum lugar Fields teria que economizar. Considerando que esse pacote custa 10.000 euros, é fácil fazer as contas e entender a economia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano