A Toyota apresentou a versão de produção do Toyota bZ4X. Revelado como conceito funcional no início do ano, o SUV elétrico definitivo praticamente não mudou em relação ao protótipo e também teve as primeiras especificações e dados sobre desempenho e autonomia revelados.
Bastante aguardado, o bZ4X marca uma nova fase para a Toyota, afinal trata-se do primeiro SUV elétrico dedicado da marca e o primeiro modelo da nova marca bZ (Beyond Zero). Ele será o responsável por inaugurar uma linha de sete veículos elétricos 'puros' que chegam ao mercado até 2025.
Com porte similar ao conhecido Toyota RAV4, o bZ4X é construído na plataforma e-TNGA da montadora japonesa, desenvolvida em parceria com a Subaru, que por sua vez terá um SUV elétrico construído na mesma arquitetura, o SolTerra.
Segundo a descrição da Toyota, a bateria é integrada ao chassi, sob o assolho, oferecendo várias vantagens como baixo centro de gravidade, equilíbrio de peso entre os eixos e alta rigidez da carroceria. Atributos que contribuem para uma "excelente" segurança, conforto e dirigibilidade, nas palavras da marca.
Falando do sistema elétrico, o Toyota bZ4X terá uma bateria de alta densidade com 71,4 kWh de capacidade e refrigeração a líquido, uma primazia dentro da marca. Já o motor elétrico montado no eixo dianteiro produz 150 kW (204 cv) de potência e 27,2 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h (limitada).
Também haverá uma versão de tração integral equipada com dois motores elétricos de 80 kW (um em cada eixo) para um total de 160 kW (214 cv) de potência e 34,2 kgfm de torque combinado - que vai a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge a mesma velocidade máxima do modelo FWD.
A autonomia do SUV elétrico com tração dianteira é estimada em 450 km pelo padrão europeu WLTP ou 500 km pelo ciclo WLTC, adotado no Japão. Um destaque sobre a bateria é o dado revelado recentemente pela Toyota: perda de apenas 10% da capacidade após 10 anos.
Potência / Torque | 0-100 km/h - Vmax | Bateria / Autonomia | |
bZ4X FWD | 150 kW / 265 Nm | 8,4 s / 160 km/h | 71 kWh / aproximadamente 450 km |
bZ4X AWD | 2*80=160 kW / 336 Nm | 7,7 s / 160 km/h | 71 kWh / aproximadamente 450 km |
Entre os recursos tecnológicos do SUV elétrico da Toyota estão o teto com painel solar para aprimorar a autonomia da bateria, pacote de segurança Toyota Safety Sense de 3ª geração, sistema multimídia com atualizações remotas e por último a inovação chamada One Motion Grip, que substitui o volante convencional ao eliminar a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, ajustando o ângulo das rodas de forma mais precisa de acordo com a intenção do motorista.
O SUV elétrico Toyota bZ4X chegará aos principais mercados mundiais em meados de 2022, incluindo EUA, Europa, Japão e China. A estreia norte-americana será em meados de novembro e no Velho Continente no início de dezembro, quando certamente serão revelados mais detalhes e informações, inclusive para os demais mercados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão