Assim como no Brasil, a crise global dos chips e a pandemia continuam afetando o mercado automotivo italiano, que em outubro fechou com queda de 35,7% na comparação com o mesmo mês de 2020.
Diante do forte declínio generalizado, mais uma vez os carros elétricos estão remando contra a maré e, após registrarem um novo recorde absoluto em setembro, confirmam a tendência de crescimento com novos recordes.
Os carros elétricos, apesar dos ajustes em incentivos, atingiram 5.283 registros, marcando + 1.051% em relação a outubro de 2019. Desde o início do ano, foram vendidos 39.039 carros elétricos completos na Itália, com participação de 4% no período que vai de janeiro a outubro e 6,4% no mês de outubro.
No topo do ranking, mais uma vez, está o Dacia Spring, versão elétrica do Renault Kwid, que com 1.777 emplacamentos parece ser a único capaz de incomodar o campeão do segmento por lá, o Fiat 500 elétrico, que em outubro ainda se manteve acima de 1.000 unidades (1.060, para ser preciso).
E completando o pódio, outro carro de emissão zero de grande sucesso para o mercado italiano, o Smart EQ fortwo, que, no entanto, comparado com os dois primeiros fica um pouco distante em termos absolutos chegando aos 621 registros.
Olhando para o top 10, do qual o Tesla Model 3 e o Model Y estão ausentes desta vez, evidentemente brigando com a escassez de unidades em comparação com a demanda, notamos um certo domínio transalpino.
O grupo Renault, além do Dacia Spring, também coloca o Twingo Electric (quarto) e o Zoe (quinto) no top 10, enquanto o "ramo francês" da Stellantis se destaca ainda com o Peugeot e-2008 (sexto), o Peugeot e-208 (nono) e o Opel Corsa (décimo).
Entre os preferidos dos italianos também marcam presença dois modelos da Volkswagen: o ID.3, sétimo colocado, e o e-up!, oitavo. Já o SUV elétrico VW ID.4, que vem ganhando espaço em diversos mercados, ficou de fora do top 10.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris