A Volta revelou a versão de produção do seu caminhão elétrico Volta Zero e pretende começar com os testes em condições reais no início de 2022 de Londres e Paris - a empresa pretende iniciar a produção dos primeiros protótipos ainda este ano a partir do lote programado de 25 unidades.
O Zero estará disponível em três variantes de tamanho (7,5t, 12t e 18t) e seus fabricantes o vislumbram como uma solução ideal para as missões de entregas urbanas e extra-urbanas que não precisam de um alcance maior do que entre 150 e 200 km.
Comparando as fotos do conceito inicial com a versão final do caminhão elétrico, não parecem haver muitas mudanças. Nesse sentido, o fabricante afirma o seguinte:
O design final também confirma que o revolucionário ambiente de trabalho da cabine e premium para os motoristas, com sua posição de assentos baixo e central para melhorar a visibilidade e a segurança, será mantido até a produção.
Embora tenha uma relação próxima com o veículo de demonstração original, todos os painéis da carroceria foram redesenhados e atualizados para o design final. As mudanças visuais mais notáveis, mas ainda menores, incluem a remoção da barra de iluminação frontal horizontal, e a substituição da interface diagonal entre a cabine e o compartimento de carga por uma linha vertical, para melhorar a eficiência da construção do veículo.
A Volta conseguiu levantar cerca de 37 milhões de euros no início deste ano e, de acordo com planos previamente declarados, pretendem produzir 5.000 caminhões elétricos até o final de 2023, de 14.000 a 15.000 até o final de 2024 e quase o dobro até o final de 2025. A empresa conseguiu levantar ao todo cerca de 60 milhões de euros até o momento.
A empresa está olhando não apenas para as vendas aos clientes, mas também para um modelo de locação que seria um pacote completo, incluindo manutenção, reparo, carregamento e seguro. A produção de todos os caminhões Volta (exceto protótipos iniciais) será realizada pela austríaca Steyr Automotive.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Caminhões elétricos: a próxima grande mudança no transporte europeu
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Iveco eMoovy é VUC com tecnologia Hyundai e autonomia de 320 km