Volkswagen e BNDES fecham parceria para apoio à energia limpa
Protocolo contempla apoio à inovação, desenvolvimento da cadeia produtiva, exportação e inserção internacional
Em mais uma iniciativa dentro do objetivo de descarbonização da indústria automotiva, a Volkswagen do Brasil anunciou a assinatura de um protocolo de intenções com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde está previsto o apoio financeiro para estudos de soluções tecnológicas sustentáveis baseadas no uso de energia limpa.
Trata-se de um acordo que contempla esforços conjuntos para fortalecimento do tema, apoio à inovação, desenvolvimento da cadeia produtiva, exportação e inserção internacional, bem como o aperfeiçoamento de instrumentos financeiros.
"Esta é mais uma parceria relevante para nós da Volkswagen do Brasil e que está alinhada à nossa estratégia global Way To Zero, rumo à mobilidade neutra de carbono. O acordo com o BNDES vai proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de uma tecnologia nacional nos tornando aptos para exportar este conhecimento no futuro.
Teremos todo o subsídio técnico para avançarmos em nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em etanol e outros biocombustíveis. Além disso, o BNDES será um importante aliado para nos ajudar a construir uma agenda positiva com os órgãos governamentais”, enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
No comunicado, a Volkswagen destaca que o complexo automotivo brasileiro emprega cerca de 1,3 milhão pessoas, com remuneração acima da média nacional. Ao incorporar novas tecnologias de eletrificação para veículos, o parque produtivo nacional tem o desafio de manter sua relevância e competitividade internacional.
Os eixos do Acordo dialogam com a missão de longo prazo do BNDES no que diz respeito à promoção de desenvolvimento sustentável e ao apoio à inovação e às pequenas e médias empresas, em especial da cadeia produtiva do setor.
"A descarbonização veicular, em especial pela bioeletrificação, faz parte da agenda ASG do BNDES, que foca na neutralidade climática do País. Essa parceria entre BNDES e Volkswagen busca capturar oportunidades de desenvolvimento tecnológico local, fortalecimento e modernização da cadeia produtiva, geração de emprego qualificado e verde, bem como inserção global competitiva. Estamos dialogando com todos os atores dos setores automotivo, de biocombustíveis e de bens de capital em busca de agendas conjuntas para avançarmos no crescimento verde brasileiro”, afirma Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES.
Além desta nova parceria com o BNDES, a Volkswagen tem trabalhando em diversas frentes com vistas a transição energética. Falando especificamente da mobilidade elétrica, a marca alemã anunciou recentemente uma parceria com a Shell para o desenvolvimento de uma rede de postos de carregamento para veículos elétricos no Brasil.
Ao mesmo tempo, a Volkswagen se prepara para lançar em breve os elétricos ID.3 e ID.4 no país. Serão os primeiros carros zero emissões da marca alemã ofertados no país, sendo que o SUV elétrico está sendo exposto ao público pela primeira vez no São Paulo Boat Show, evento que acontece até o dia 9 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
BNDES aprova financiamento para 87 ônibus elétricos em São Paulo
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Metas de CO2 na UE: indústria automotiva não pagará multas bilionárias
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio