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Quanto custa o carregamento de um carro elétrico no Brasil?

Veja o custo da recarga doméstica de alguns modelos que já estão à venda no país

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Tomada

Aos poucos, os carros elétricos vão se tornando mais presentes no Brasil e com isso também surgem dúvidas fundamentais, principalmente relacionadas à infraestrutura de carregamento e ao custo de recarga da bateria desses veículos.

De olho na expansão da mobilidade elétrica, a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos vem crescendo com a instalação de eletropostos e pontos de carregamento públicos em rodovias, shoppings e locais de grande movimento, em iniciativas que na maioria das vezes envolvem as montadoras e as principais concessionárias de energia elétrica.

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Carregando no wallbox

No entanto, muitos donos de carros elétricos farão a recarga de seus veículos em casa, seja apenas com o carregador portátil ligado à tomada ou com a instalação de um ponto de carregamento doméstico (wallbox). 

E para tornar um pouco mais claro o quanto pode custar uma recarga doméstica, o InsideEVs Brasil fez um levantamento do custo médio de energia com alguns exemplos de aplicações entre os carros elétricos que já estão à venda no país.

ABB Wallbox carros eletricos

Vale mencionar que há uma certa variação nos preços cobrados pela energia elétrica de acordo com o estado e a classe de consumo. Como referência, utilizamos a tarifa padrão praticada pela Enel em São Paulo (SP) e boa parte da região metropolitana. O perfil é de um consumidor residencial com consumo acima da faixa da tarifa social (consumo acima de 100 KW/mês), tomando por base o preço de R$ 1,10 por kWh (com taxas e encargos incluídos). 

Modelo Capacidade da bateria Autonomia homologada Custo médio da recarga Custo médio por km rodado
JAC e-JS1 30 kWh 300 km (NEDC) R$ 33,21 R$ 0,11
Fiat 500e 42 kWh 320 km (WLTP) R$ 46,50 R$ 0,14

Renault Zoe

52 kWh 385 km (WLTP) R$ 57,57 R$ 0,15
Mini Cooper SE 32 kWh 234 km (WLTP) R$ 35,43 R$ 0,15
Chevrolet Bolt 60 kWh 416 km (WLTP) R$ 66.43 R$ 0,16
Peugeot 208 e-GT 50 kWh 340 km (WLTP) R$ 55,36 R$ 0,16
Nissan Leaf 40 kWh 270 km (WLTP) R$ 44,28 R$ 0,16
BMW i3 42 kWh 285 km (WLTP) R$ 46,50 R$ 0,16
Audi e-tron  77 kWh 520 km (WLTP) R$ 85,25 R$ 0,16
Volvo XC40 elétrico 78 kWh 400 km (WLTP) R$ 86,36 R$ 0,21
Porsche Taycan 4S 79 kWh 407 km (WLTP) R$ 87,47 R$ 0,21

Como dissemos, os valores acima foram calculados com base na tarifa padrão, mas para quem aderiu à Tarifa Branca, por exemplo, onde a cobrança varia conforme o horário do consumo, o custo do carregamento ficará mais barato (até cerca de 30%) nos horários de baixa demanda de energia, da mesma forma que ficará mais caro na mesma proporção nos horários de pico. 

*composição do preço por kWh: tarifa base + bandeira tarifária (escassez hídrica) + impostos e taxas de distribuição = aproximadamente: kWh (tarifa padrão com impostos): R$ 0,60048 + tarifa de distribuição: R$ 0,36476 + acréscimo bandeira tarifária: R$ 0,1420 = total: R$ 1,10724 - valores praticados em outubro de 2021 em São Paulo (SP) e que podem ser alterados a qualquer momento. 

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