A Renault trabalha a todo o vapor com sua nova estratégia Renaulution para carros elétricos, o que inclui serviços de mobilidade e o nascimento da chamada Refactory. Uma fábrica que baseia toda a sua atividade no conceito de economia circular.

Assim, após o anúncio da Refactory em Flins, França, a Renault apresenta agora a sua segunda Refactory, que será construída em Sevilha e será o centro nevrálgico de todas as atividades da marca francesa na Espanha. Será construído entre 2022 e 2024 e cobrirá uma área de 5.000 metros quadrados.

Quatro áreas de trabalho

Oficialmente lançada na presença do Presidente da Andaluzia, Juan Manuel Moreno, a Refactory Renault em Sevilha visa criar valor baseado nos princípios da reutilização e da reciclagem como alavancas de crescimento.

O complexo desenvolverá as suas atividades concentrando-se em 4 áreas de intervenção que vão para além do conceito de reciclagem como um fim em si mesmo e que incluem também a manutenção e assistência técnica dos veículos ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

  • Centro de Re-Trofit: para o recondicionamento de veículos usados
  • Centro Re-Energy: para a reparação e desenvolvimento de aplicações de baterias de segunda vida no armazenamento de energia
  • Centro Re-Cycle: para reciclagem, gestão de recursos, produção de transmissões E-TECH
  • Centro Re-Start: um centro de formação e P&D dedicado à economia circular
Renault apresenta a ReFactory

A partir de 2022

Já no final do próximo ano, a Refactory iniciará as operações do Centro de Re-Trofit, que uma vez totalmente operacional, em 2025, poderá recondicionar mais de 10.000 veículos e reparar até 1.000 baterias por ano.

"Um ano após o lançamento da fábrica Flins, cujo primeiro aniversário estamos prestes a celebrar, este projeto ilustra as fortes ambições do Grupo em termos de qualidade e sustentabilidade dos seus produtos, de modo a responder aos desafios da transição ecológica e à questão do consumo mais sustentável ", disse José Vicente de los Mozos, Director Industrial do Grupo Renault. "Graças à sua competitividade, as nossas fábricas de Flins e Sevilha demonstram agora a sua capacidade de inventar um novo modelo industrial rentável ao serviço de uma mobilidade mais sustentável".

Galeria: Renault apresenta a ReFactory