Cada vez mais envolvida na eletrificação, a Geely anunciou uma nova linha de caminhões elétricos. Trata-se do modelo Homtruck, produzido pela divisão Farizon Auto, que revelou a sua nova geração de semi-reboques inteligentes movidos a bateria.

Construído sobre uma arquitetura altamente modular, o Homtruck promete ser "um dos veículos comerciais mais avançados e limpos do mercado" quando a produção e as entregas começarem no início de 2024.

A arquitetura do caminhão elétrico pode acomodar várias opções de trem de força, incluindo extensor de alcance, híbrido a metanol e 100% elétrico com opção de troca de bateria. Este último permitirá que o Homtruck seja carregado nos postos de serviço nas rodovias "em minutos".

Homtruc 45 - externa
Homtruc 45
Homtruc 45

Embora não haja especificações disponíveis no momento, a Geely diz que o novo caminhão elétrico apresenta grandes avanços em trens de força sustentáveis e se concentra na eficiência, bem como na segurança do motorista e dos pedestres. 

Além disso, após estudar as necessidades dos condutores independentes de veículos comerciais e operadores de frotas, os engenheiros da Farizon Auto desenvolveram soluções de hardware e software para proporcionar maior eficiência em toda a rede. 

Por exemplo, o Homtruck pode se conectar às grandes plataformas de dados da rede logística para ajudar os motoristas a obter os pedidos mais otimizados em tempo real, analisar e rastrear as entregas e calcular os custos operacionais ao longo das rotas.  

Os sensores do veículo são utilizados para analisar os dados de tráfego em tempo real e receber recomendações de rotas. Além disso, o fabricante do caminhão elétrico diz que o sistema de gerenciamento de energia pode gerenciar o fornecimento de energia ou combustível do caminhão para alcançar o melhor desempenho em termos de eficiência, ao mesmo tempo em que é capaz de recomendar rotas de reabastecimento ou recarga ideais para o motorista.

Graças aos sensores, como Lidar, radares e radar ultra-sônico, juntamente com conexão 5G e V2X, o Homtruck será capaz de utilizar as funções de direção autônoma nível 4 'mãos-livres'. Ele também introduzirá recursos para viagens mais longas, permitindo que os caminhões se comuniquem uns com os outros. Além disso, o Homtruck será totalmente capaz de ser atualizado remotamente (Over the Air).

Homtruck-Kitchen_2

O nome do veículo sugere um semi-reboque 'para se sentir em casa'. Afirma-se que o espaço do Homtruck integra "trabalho, vida e entretenimento" e satisfaz as necessidades essenciais do seu motorista.

O cockpit inclui tanto uma área de condução como uma área de estar, sendo esta última composta por um banheiro completo, com ducha e WC, cama individual, frigobar, máquina de café, cozinha e até uma pequena máquina de lavar roupa. 

Em termos de condução, o Homtruck adota um assento com design ergonômico, uma câmera de alta definição e um assistente inteligente de IA acoplado a câmeras de 360 graus. Estas últimas alertam o condutor de quaisquer problemas em torno do veículo, esteja em movimento ou parado.

Do ponto de vista do design, o habitáculo tenta proporcionar um ambiente amigável e inspirado nas florestas de bambu da China, graças ao uso de materiais como os tecidos de toque suave da natureza, plásticos sustentáveis e componentes feitos com grãos de bambu.

Por fim, a Geely afirma que o Homtruck terá como alvo mercados globais como Europa, Coreia, Japão e América do Norte, tornando a variante totalmente eléctrica uma rival para o Tesla Semi.