VW tem plano para montar carros elétricos mais rápido que a Tesla
Herbert Diess quer que a Volkswagen construa uma fábrica exclusiva para veículos elétricos na Alemanha
Considerando as últimas notícias, não é surpresa que a Volkswagen esteja planejando uma nova fábrica na Alemanha para competir com a Tesla. A VW vai construir uma fábrica de vanguarda perto da sua sede global em Wolfsburg, na Alemanha, e tudo indica que a unidade irá produzir exclusivamente carros elétricos.
A próxima Gigafactory da Tesla perto de Berlim, Alemanha, está prevista para iniciar a produção num futuro próximo. Entretanto, a montadora norte-americana ainda monta veículos na sua segunda fábrica de automóveis em Xangai, China, e os exporta para a Europa.
A nova fábrica da VW tem planos para produzir o carro elétrico emblemático da empresa, por enquanto conhecido como Trinity. O projeto visa construir um carro que ofereça o melhor em tecnologia e características de direção autônoma. Se for bem sucedido, poderá ser o mais convincente rival da Tesla no futuro.
De acordo com uma matéria recente da Automotive News, com contribuições da Bloomberg e da Reuters, a nova fábrica da VW produzirá cerca de 250.000 veículos elétricos por ano. Além disso, Ralf Brandstaetter, CEO da marca VW, disse que construir a nova fábrica será realmente mais fácil do que ter que reequipar as fábricas existentes para montar carros elétricos. O CEO disse o seguinte:
"É por isso que estamos planejando uma construção desde o zero: eficiente e sem limitações pelas estruturas existentes. Dessa forma estamos ganhando tempo e espaço para modernizar gradualmente a fábrica principal de uma forma abrangente e elevar a produção também para um novo nível".
Seguindo os comentários recentes do CEO do Grupo VW, Herbert Diess, a montadora estabeleceu o objetivo de construir um Trinity a cada 10 horas, o que é mais ou menos o mesmo tempo que levará para a Tesla construir um sedã Model 3 em sua próxima Giga Berlim.
Embora os acionistas já tenham aprovado o Trinity, eles ainda terão que decidir sobre o plano de gastos de cinco anos da VW. Isto pode significar que uma decisão final será tomada em relação à potencial fábrica da VW já no próximo mês. Contudo, alguns ainda acreditam que muitos empregados e executivos da montadora não estão de acordo com as perspectivas futuras da Diess. Só o tempo o dirá.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760