Poucos dias após a revelação do 'primo' Toyota bZ4X, o Subaru Solterra fez sua estreia oficial. O primeiro SUV elétrico da marca japonesa se destaca pelo trem de força com opção de tração integral e autonomia de 530 km na variante com um único motor.
O SUV desenvolvido em conjunto com a Toyota mede 4,69 metros de comprimento e, graças a uma plataforma específica para carros movidos a bateria, oferece uma notável distância entre eixos de 2,85 metros, que na prática corresponde ao espaço de um SUV movido a combustão de cerca de 4,9 metros: Audi Q7 ou BMW X5, por exemplo. A largura é de 1,86 metro e a altura de 1,65 metro.
O Subaru Solterra, construído sobre a Plataforma Subaru Global e-Subaru (derivada da arquitetura e-TNGA da Toyota), está equipado com uma bateria de 71,4 kWh de íons de lítio alocada debaixo do assoalho. A tração nas quatro rodas, típica dos modelos da marca, é coordenada por uma unidade de controle dedicada, que modula a potência de acordo com as necessidades de condução.
A autonomia é de 460 quilômetros, enquanto se espera um desempenho semelhante ao do bZ4X: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e uma velocidade máxima limitada a 160 km/h.
A bateria pode ser recarregada utilizando corrente alternada ou contínua. Neste último caso, pode ser recarregado até 150 kW, o que permite atingir 80% da capacidade total em apenas 30 minutos.
Visualmente, a semelhança com o Toyota bZ4X é óbvia. O que muda é principalmente a dianteira, que, graças a uma série de modificações específicas, consegue transmitir uma certa identidade de marca. Por exemplo, há uma grade completamente nova e um para-choques exclusivo.
A assinatura de luzes dos faróis e lanternas também é diferente, assim como o design das rodas de liga leve, que podem ser de 18 ou 20 polegadas. Por outro lado, os arcos das rodas não são pintados, enquanto o spoiler traseiro e a tampa do porta-malas com queda acentuada são mantidos.
O Subaru Solterra estará à venda no primeiro semestre de 2022 e será comercializado nos principais mercados globais. Estima-se que o preço seja levemente superior ao modelo da Toyota em alguns mercados europeus. Mais detalhes sobre o cronograma de lançamento serão revelados mais adiante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Subaru Sports Mobility Concept é um muscle car elétrico japonês
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Subaru lançará quatro novos SUVs elétricos até o final de 2026
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota retoma produção do SUV elétrico 'puro' após correção de falha
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota e Subaru mostram versão 'brava' de seus SUVs elétricos