Para promover a mobilidade elétrica no estado de Santa Catarina, o governo local e a GM anunciaram uma parceria que envolve um Grupo de Trabalho para planejar as ações com vistas a uma maior adoção de veículos elétricos.
A proposta é resultado de uma reunião entre o governador Carlos Moisés e dirigentes da montadora, logo após o retorno da conferência climática da ONU em Glasgow (Escócia), a COP26.
Diante do anúncio da GM em aderir ao acordo firmado em Glasgow, para eliminar completamente os veículos a combustão entre 2035 e 2040, o governador catarinense colocou à disposição o ambiente tecnológico do estado para, em parceria, planejar ações envolvendo o processo de transição, priorizando gradualmente o uso de veículos zero emissões.
"O ambiente tecnológico tem essa vantagem e agilidade de apresentar alternativas simultâneas ao processo. Enquanto uma empresa lança o carro elétrico, já tem outra apresentando as oportunidades que podem surgir em outros nichos, as soluções para a cadeia produtiva, como o reuso e a destinação correta de componentes, por exemplo. Essa visão cíclica é fundamental quando buscamos a verdadeira sustentabilidade", observa o governador.
Carlos Moisés afirmou ainda que Santa Catarina tem todo o interesse em incentivar projetos comprometidos com a proteção do meio ambiente e que o Estado já trabalha em várias frentes para a transição energética justa para modelos mais sustentáveis. Além disso, os indicadores da gestão pública atual garantem segurança jurídica para os investidores.
No caso dos carros elétricos, por meio da Celesc, o Estado conta com postos de recarga em uma rota que vai do Litoral ao Extremo Oeste e segue trabalhando para estruturar a rede com mais estações de carregamento pelo estado.
A vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, vê o cenário catarinense como atrativo para parcerias que estimulem a produção de carros elétricos, fortalecendo a presença do estado, do Brasil e da América do Sul no modelo de mobilidade que, segundo a montadora, deverá estar consolidado nos próximos 10 anos.
"O que ouvimos do governador hoje foi fantástico e nos faz acreditar que é possível. Estamos falando de algo que ainda é novidade aqui no Brasil, mas que, com parcerias como a que estamos iniciando com Santa Catarina, boas políticas públicas, vai nos ajudar a construir um modelo de mobilidade seguro, livre de gases poluentes e que possa ser cada vez mais acessível", reitera Marina Willisch.
Fonte: Governo de Santa Catarina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025