O Nissan Ariya, um dos veículos elétricos mais aguardados no mercado, acaba de ser lançado nos Estados Unidos. O SUV elétrico que já foi, inclusive, registrado no Brasil, chega ao país da América do Norte em quatro versões de acabamento.
A marca japonesa iniciou as vendas do Nissan Ariya e divulgou as principais informações sobre versões e preços. A gama começa com a variante Venture+, que possui um único motor elétrico montado na dianteira, com 217 cavalos de potência, 30,5 kgfm alimentado por uma bateria de 87 kWh líquidos com autonomia de 482 km.
A linha norte-americana do SUV elétrico conta ainda com as versões Envolve+, Premiere e Platinum e os preços variam de US$ 45.950 a US$ 58.950, ou R$ 253.100 a R$ 324.700 em uma conversão direta.
Acima da versão de entrada, os modelos Envolve e Premiere contam com o mesmo trem de força com tração dianteira e bateria, apenas com autonomia um pouco reduzida, de 458 km com uma carga, segundo a Nissan.
Para quem quiser a configuração de motor duplo e tração integral, a única opção fica por conta da versão de topo Platinum+ e-4ORCE, que tem 394 cavalos de potência e exatamente o dobro do torque das variantes de tração dianteira, 61,2 kgfm, bem como uma classificação de alcance mais baixa de até 426 km.
Falando do Brasil, o Nissan Ariya já aparecia no registro de patentes poucos dias após a estreia mundial, em julho do ano passado. Desde então, aumentou bastante a expectativa de que o primeiro SUV elétrico da marca japonesa viria ao país, o que acabou sendo confirmado na época pelo então presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva.
Durante entrevista ao Motor1, Marco Silva foi questionado se o novo Nissan Ariya teria chances de vir ao país. O executivo respondeu afirmativamente e disse que após o lançamento em mercados como o Japão, Estados Unidos, Europa e China, o modelo deveria desembarcar por aqui. Ele disse ainda que o projeto do veículo também foi aprovado para o Brasil - o registro de patentes no país corrobora isso.
No entanto, o executivo ponderou que antes será feito um estudo de mercado para avaliar o público alvo dentro do universo de clientes de carros elétricos. Ele destacou a tecnologia embarcada e as possibilidade de configuração do trem de força elétrico e voltou a dizer que o modelo já estava programado para o nosso mercado, mas que terá uma parcela de vendas bem restrita, quase um carro de nicho. E completou: "se houver demanda, iremos trazer sim, mas hoje não é nossa prioridade (o lançamento no Brasil)."
Mas as coisas mudaram e nesse tempo Marco Silva foi sucedido por Airton Cousseau, ao mesmo tempo em que a marca reforçou sua aposta no Nissan Leaf, ampliando fortemente o número de concessionárias habilitadas a vender o veículo elétrico e chegando a todas as regiões do país. Desde então, não se falou mais no Nissan Ariya por aqui.
Construído sobre a plataforma CMF-EV o Nissan Ariya tem um sistema de propulsão com duas opções: a primeira possui um motor elétrico na dianteira com potência de 160 kW (217 cv) e torque de 30,5 kgfm, enquanto a segunda conta com duas unidades elétricas para um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.
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