GM inaugura Factory Zero para produzir apenas veículos elétricos
Fábrica servirá de modelo para as futuras atualizações fabris da GM e irá acelerar o lançamento de novos carros elétricos
Anunciada no ano passado, a 'Factory Zero' da GM foi inaugurada de forma oficial nesta quinta-feira (17). Trata-se de uma fábrica exclusiva para veículos elétricos criada sob novos conceitos de eficiência e zero emissões e que servirá de modelo para as futuras instalações da GM.
A instalação está pronta para iniciar a produção de veículos elétricos na antiga linha de montagem de Detroit-Hamtramck, menos de dois anos após a GM ter anunciado o investimento de 2,2 bilhões de dólares para renovação do complexo que irá montar uma variedade de veículos 100% elétricos.
Entre os modelos que serão produzidos no local estão a picape elétrica GMC Hummer, o GMC Hummer SUV, a Chevrolet Silverado elétrica e o autônomo Cruise Origin, além de outros que serão anunciados mais adiante.
"Este é um dia monumental para toda a equipe GM. Nós renovamos as instalações da Factory ZERO com a melhor e mais avançada tecnologia do mundo para produzir EVs da mais alta qualidade para nossos clientes", disse a presidente e CEO da GM Mary Barra.
Plataforma Ultium
Todos os veículos elétricos da Factory ZERO serão produzidos com a plataforma Ultium da GM, o coração da estratégia de produtos elétricos da empresa. Esta base desenvolvida internamente engloba a arquitetura veicular e componentes de propulsão como células de bateria, módulos, packs, unidades de acionamento, motores elétricos e eletrônica de potência integrada.
Por meio da plataforma Ultium, a GM realizará uma mudança estratégica na cadeia de valor em sua rede de fábricas de montagem de veículos, já que a empresa é capaz de padronizar e otimizar os processos de maquinário, ferramentas e montagem. Essa flexibilidade permite menores investimentos de capital e maior eficiência à medida que ocorrem transformações adicionais nas tecnologias de montagem.
Factory ZERO
A GM criou o conceito Factory Zero investindo dois terços do capital necessário para construir uma fábrica verde, tornando a instalação um modelo para futuras renovações de fábricas da empresa.
À medida que realiza a transição energética, a GM economizará até 15 bilhões de dólares em custos até 2030 por meio da renovação das instalações de manufatura existentes em comparação à construção desde o zero. Valor que sobe para 20 bilhões a 30 bilhões de dólares na transição de 100% das fábricas da GM nos EUA para apoiar a produção de veículos elétricos.
Além das vantagens financeiras, o compromisso da GM em renovar sua rede existente de instalações durante a transição para os carros elétricos também economiza tempo de produção.
"Para atender à nossa ambiciosa transição para os VEs, a capacidade de montagem de veículos elétricos da GM na América do Norte chegará a 20% em 2025 e, em seguida, 50% em 2030", disse Gerald Johnson, vice-presidente executivo de Manufatura e Sustentabilidade Global da GM. "A Factory ZERO serve como um modelo para as transições que ocorrerão em outras fábricas ao redor do mundo nos próximos anos."
A GM estima que 80% do processo de montagem de um veículo elétrico seja igual ao dos veículos a combustão. Este é outro fator de velocidade para a empresa que aperfeiçoou seus próprios processos de fabricação, padronizados ao longo de muitas décadas. Isso possibilitará expandir a linha de carros elétricos com mais rapidez e menor custo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
São Paulo amplia frota da GCM com viaturas elétricas JAC e-JS4
CATL: líder mundial em baterias entra em lista negra dos EUA
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760
BYD Seal 05 DM-i: sucessor do BYD King inicia pré-venda na China
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Jaguar TCS usa tecnologia das pistas nos seus carros elétricos de rua
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas