O complexo Detroit-Hamtramck Assembly Center da General Motors será completamente reformulado para produzir apenas veículos 100% elétricos de agora em diante. A instalação será oficialmente renomeada como "ZERO Factory". Claro, o "ZERO" se refere à emissão zero, mas a GM diz que também significa zero acidentes e zero tráfego congestionado no futuro.

A GM anunciou nesta sexta-feira (16) que ZERO é a nova "plataforma de lançamento" oficial para seus futuros esforços em veículos elétricos de suas várias marcas. Ele se concentrará em tecnologia avançada e fabricação sustentável. A empresa norte-americana está investindo US$ 2,2 bilhões para reequipar e fazer várias atualizações na fábrica, o que representa o maior investimento na história da empresa. O plano criará cerca de 2.200 "empregos bem remunerados" quando estiver 100% operacional.

Galeria: GM Zero Factory

A fábrica ZERO irá produzir a aguardada picape elétrica GMC Hummer, bem como o veículo autônomo Cruise Origin. A GM diz que a produção do Hummer EV começará no final de 2021. Ambos os elétricos serão construídos na nova plataforma flexível com as baterias Ultium da GM. Gerald Johnson, vice- presidente executivo da GM  Global Manufacturing, compartilhou:

"A fábrica ZERO é o próximo campo de batalha na corrida elétrica e será a principal fábrica de montagem da GM em nossa jornada para um futuro totalmente elétrico. Os caminhões elétricos e SUVs que serão construídos aqui ajudarão a transformar a GM e a indústria automotiva".

Ao longo do processo de transformação do Detroit-Hamtramck na ZERO Factory, a GM está se concentrando na reciclagem e redução de resíduos. O concreto foi reaproveitado para estradas temporárias e a água da chuva reciclada está sendo usada sempre que possível para preservar a água. A área também abriga um habitat de vida selvagem de 16,5 acres (66.700 m2), que é reconhecido pelo Wildlife Habitat Council.

O diretor de sustentabilidade da GM,  Dane Parker, explicou:

"Esta fábrica será o epítome da visão da GM ao fabricar de forma sustentável veículos elétricos e autônomos compartilhados que podem ajudar a reduzir acidentes, emissões e congestionamento."

A GM afirma que trabalhará para suprir 100% de suas operações nos Estados Unidos com energia renovável até 2030, com um plano de cumprir essa meta globalmente até 2040. Em 2023, todas as instalações da GM no sudeste de Michigan que recebem energia da DTE serão alimentadas por energia renovável. Além disso, a Factory ZERO "possui uma garagem solar de 30 quilowatts e um painel solar fotovoltaico fixado no solo de 516 quilowatts da DTE."

Galeria: Cruise Origin