Um incêndio foi reportado nas instalações da GM Factory Zero, fábrica de veículos elétricos do Grupo General Motors anteriormente denominada GM Detroit-Hamtramck Assembly Plant (EUA), na noite de 19 de dezembro. O fogo na fábrica da GM teria se originado em um considerável estoque de baterias de veículos elétricos ou foi acentuado significativamente pelas baterias pegando fogo após o início do incêndio em outra área.

O incêndio na GM Factory Zero está sendo classificado como um "chamado de incêndio de três alarmes", indicando que um contingente três vezes maior de caminhões, bombeiros e equipamentos de combate a incêndios foi despachado para o local em comparação com um incêndio padrão.

GMC Sierra EV Denali Edition 1

GMC Sierra EV Denali Edition 1

Já um chamado de incêndio de dois alarmes é o maior enviado para um incêndio comum, reservando os chamados de três alarmes ou mais para incêndios em "grande escala", que provavelmente demandarão horas para serem apagados. Um incêndio de 16 alarmes em Nova York, em 1995, exigiu a mobilização de mais de 700 bombeiros para conter as chamas em um complexo hoteleiro.

Os bombeiros ficaram horas combatendo o incêndio nas dependências da GM Factory Zero de acordo com o site GM Authority. Conforme relatos e informações transmitidas pelas frequências de emergência, o fogo não foi controlado na noite do último dia 19 e continuou se alastrando pelo complexo. Aumentando a gravidade do incêndio, contêineres "múltiplos" contendo baterias de íon de lítio para veículos elétricos - componentes da tecnologia de bateria GM Ultium - entraram em chamas.

2024 GMC Hummer EV SUV Frente

GMC Hummer EV SUV 2024

De acordo com os serviços de emergência, a intensidade das chamas de íon de lítio aumentou a complexidade no controle do incêndio. A GM emitiu várias notas breves à imprensa desde o início do incêndio. As informações mais recentes indicam que os funcionários na GM Factory Zero estão "em segurança", presumivelmente significando que, até o momento dos esforços de combate ao incêndio, não há registros de ferimentos ou mortes entre os colaboradores.

Além disso, a montadora informou que a produção de veículos elétricos na instalação foi suspensa, pelo menos para o restante do dia 19. A Factory Zero é responsável pela fabricação do GMC Hummer EV SUV, GMC Hummer EV e Chevy Silverado EV. A GM planejava iniciar a produção do GMC Sierra EV e Cadillac Escalade IQ na unidade em um futuro próximo, mas isso pode atrasar.