Os carros elétricos não têm caixa de velocidades. Ou melhor, quase nenhum está equipado com uma, porque tendem a ser inúteis, exceto em casos específicos. Isto não significa que outros tipos de veículos alimentados por bateria não se beneficiem de uma transmissão com mais do que uma velocidade.

Veículos comerciais, ônibus e veículos pesados, por exemplo, poderiam aproveitar a possibilidade de troca de marchas para otimizar o consumo e ganhar autonomia. Foi o que pensou a Eaton, multinacional com sede nos Estados Unidos e na Irlanda, que criou um câmbio de 4 marchas projetado especificamente para veículos elétricos. Chama-se HD EV de 4 velocidades, onde HD significa Heavy Duty e EV, claro, Electric Vehicle.

Sem necessidade de muitas mudanças

A ideia por trás do projeto é simples. Um caminhão ou van elétrica totalmente carregado e com emissão zero pode enfrentar uma subida difícil. Nessa condição, reduzindo uma ou duas marchas, ele poderia encontrar uma maneira de superar a diferença de altura com maior facilidade e, acima de tudo, consumindo menos energia.

Uma transmissão de várias velocidades, no caso oposto em que um veículo tem que enfrentar uma descida íngreme, poderia ajudar a regenerar uma maior quantidade de energia.

 

É claro que a maior quantidade de torque entregue por um motor elétrico e o fato de este estar constantemente disponível no máximo a partir de zero rpm não tornam necessário adotar transmissões com tantas relações como as encontradas em veículos equipados com motor de combustão interna. 

Uma solução versátil

Do ponto de vista técnico, a transmissão de 4 velocidades para veículos elétricos da Eaton (que já desenvolveu outros produtos inovadores para a mobilidade do futuro) é compatível com sistemas mecânicos em que o motor é montado no chassis, onde a transmissão é ligada ao eixo através de um virabrequim e com transmissões de eixo elétrico onde o motor e a caixa de velocidades estão integrados num único módulo. O primeiro oferece vantagens em termos de simplicidade de construção e robustez, o segundo reduz as dimensões gerais aumentando o espaço útil para baterias ou carga.