O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, mas está crescendo rápido. Este ano o aumento nas vendas deve superar os 150% na comparação com ano passado, e para 2022 a expectativa é de números ainda maiores por conta dos diversos modelos que serão lançados no país, ampliando a oferta.
Acompanhando as novidades do mercado automotivo, o InsideEVs Brasil fez uma lista com os carros elétricos que já foram confirmados de forma oficial pelas marcas. Alguns já estão em pré-venda, outros em processo de homologação e também há aqueles que ainda estão por desembarcar em nosso mercado.
Além destes lançamentos já confirmados, a lista pode crescer por conta de outros modelos não citados aqui e que já estão sendo estudados para o nosso mercado e podem, em muitos casos, ser lançados também no ano que vem.
Confira na lista abaixo os carros elétricos já confirmados para 2022:
Anunciado em novembro, o sedã elétrico JAC e-J7 já está em pré-venda no Brasil por R$ 259.900 e terá as primeiras unidades entregues no início de 2022, mais precisamente até o fim do primeiro trimestre, segundo a JAC.
Importado da China, o terceiro veículo elétrico da parceria Volkswagen-JAC a chegar ao país se destaca pelo porte, que fica na média entre os sedãs premium à venda no país. O trem de força conta com um motor elétrico de 192 cv e 34,6 kgfm, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e as baterias de 50,1 kWh garantem autonomia de 400 km com uma carga.
Com início de produção em série em outubro, o BMW i4 é sucesso de vendas na Europa e já está com o lançamento confirmado no Brasil para o início do ano que vem.
Aposta da marca bávara para ampliar seu portfólio de carros elétricos, o modelo possui duas variantes: o eDrive40, com potência de 340 cv e tração traseira, e o M50, com tração nas quatro rodas e 544 cv. O eDrive40 acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, atinge 190 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e entrega autonomia de 590 km. Por sua vez, o M50 tem aceleração em 3,9 segundos, velocidade máxima de 225 km/h e alcance de 510 km.
Vitrine tecnológica dos novos carros elétricos da marca, o BMW iX está sendo produzido desde julho na maior fábrica europeia do BMW Group e chegará ao Brasil no começo de 2022, assim como o sedã i4.
O SUV elétrico está equipado com dois motores elétricos que produzem 523 cv de potência (o torque não foi divulgado). Com tração nas quatro rodas, o iX xDrive 50 acelera de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h - a autonomia será de até 500 km com uma única carga, graças à bateria de 106 kWh.
Vendido na Europa como Dacia Spring, o Renault Kwid elétrico é um dos modelos mais aguardados para 2022. A Renault confirmou recentemente o lançamento do compacto que se destaca pela agilidade no trânsito urbano, autonomia de até 305 km na cidade (230 km no ciclo misto) e carregamento rápido - a bateria de 27,4 kWh alimenta o motor elétrico de 44 cv que permite velocidade máxima de 125 km/h.
O preço cheio na Europa é de 17.605 euros (R$ 110.000), mas pode cair para cerca de 9.900 euros (R$ 62.000) com todos os incentivos aplicados, a depender do mercado. No Brasil, a Renault promete que ele será o carro elétrico mais barato do mercado, então acreditamos que o compacto chegue com preço inicial entre R$ 120.000 e R$ 140.000, a depender da configuração e equipamentos disponíveis.
Segundo modelo da BYD no Brasil, o BYD Han já tem unidades no país e foi exposto pela primeira vez no evento Electric Experience, no interior de São Paulo. O modelo foi lançado recentemente na Colômbia pelo equivalente a R$ 366.000, mas por aqui deve ficar próximo dos R$ 500.000, segundo apuramos.
O sedã elétrico topo de linha da marca chinesa tem como destaques o acabamento de nível premium e a oferta de itens de tecnologia e segurança, bem como o trem de força elétrico que na versão com motor duplo entrega 493 cv e 69,3 kgfm, suficientes para um 0 a 100 km/h 3,9 segundos e velocidade máxima de 190 km/h - a autonomia é de 550 km.
Recém-apresentado, o BYD Tan é um SUV elétrico para 7 ocupantes, recheado de tecnologia e com autonomia de 400 km com uma carga. Trata-se do primeiro veículo de passeio da marca chinesa à venda no país e promete brigar em um segmento dominado pelas marcas premium.
Um dos destaques, o trem de força é composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de fornecer 517 cv de potência com tração integral permanente. A bateria possui 82,8 kWh, suficiente para percorrer 400 km com uma única recarga de acordo com o Inmetro.
O SUV elétrico já está em pré-venda e terá os preços divulgados em breve, mas segundo apuramos custará na faixa de R$ 450.000.
O lançamento do Volvo C40 Recharge no Brasil foi confirmado durante a apresentação do XC40 Recharge elétrico no país. A marca sueca anunciou que o lançamento do segundo modelo elétrico ocorrerá em breve, no início de 2022.
Compartilhando a mesma estrutura, trem de força e boa parte das configurações do XC40 elétrico, o C40 tem como principal diferencial o visual SUV cupê, com mais apelo e que não chega a sacrificar o espaço interno.
O modelo que já nasceu como um carro elétrico não possui versões com motores a combustão e se beneficia dos dois motores elétricos (dianteira/traseira) que entregam 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque, suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos - a autonomia é de 420 km com uma carga.
O mais novo carro elétrico da Kia já tem lançamento confirmado no Brasil. Unidades do Kia EV6 já estão no país para homologação e a estreia deve ocorrer em algum momento de 2022 dentro da nova estratégica da marca, com foco na eletrificação.
O Kia EV6 mede 4,69 metros de comprimento e pode contar com um sistema elétrico de 400 ou 800 volts e baterias de 58 ou 77 kWh. A autonomia é de até 510 km e as opções de potência variam entre 170 e 325 cv (585 cv para o modelo GT). Destaque para a lista de itens de tecnologia e assistência ao motorista, bem como a capacidade de recarga ultrarrápida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil