Conforme anunciado, a VinFast, fabricante com sede no Vietnã, lançou oficialmente sua marca global veículos elétricos e revelou dois modernos SUVs elétricos, os modelos VF e35 e VF e36, no Los Angeles Auto Show, que abre as portas para o público nesta sexta-feira (19). 

Braço da VinGroup, a maior empresa privada do Vietnã, a recém-lançada VinFast começará a vender seus veículos elétricos nos Estados Unidos e posteriormente no Canadá, com planos futuros de se expandir para a Europa e outros mercados globais e assim inserir o país do sudeste asiático no mapa automotivo global. 

Michael Lohscheller, CEO da VinFast Global, disse:

"Estamos profundamente motivados a inspirar nossos clientes a serem ousados e se juntarem à revolução aos VEs para acelerar soluções que abordarão essa crise. VinFast acredita que o futuro da mobilidade será de carros elétricos inteligentes que são altamente personalizados e integrados com tecnologias que beneficiam a vida e nosso meio ambiente. Esses veículos o farão enquanto atendem às normas de segurança e oferecem experiências de condução superiores e confortáveis."

Vin Fast e 35 - frente
Vin Fast e 35 - traseira
Vin Fast e 35 - interior

No evento norte-americano, a VinFast realizou o lançamento da dupla de SUVs elétricos VF e35 e VF e36, que tem foco os segmentos D e E, respectivamente. Apresentados ao vivo pela primeira vez, os modelos chamaram a atenção pelo design chamado de 'Dynamic Balance', que se destaca pelos vincos bem demarcados.

No caso específico do VF e36, a aparência é mais musculosa e robusta, embora compartilhe elementos de design VinFast como as assinaturas de luzes dianteira e traseira. De fato, parece mais moderno que seu irmão menor. Enquanto o Vinfast VF e35 tem autonomia declarada de 500 km com uma carga, o VF e36 pode ir ainda mais longe e rodar 680 km com uma única carga de acordo com a marca. 

As demais especificações de ambos os modelos ainda não foram reveladas, mas a VinFast adianta que os SUVs elétricos contam com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) como assistente de faixa, alerta de colisão, assistente de estacionamento e muito mais. Eles também são equipados com um sistema de informação e entretenimento inteligente, incluindo recursos de controle no veículo, como Assistente de Voz, Assistente Virtual e Serviços de E-Commerce, entre outros.

Vin Fast e 36
Vin Fast e 36

VinAI, Vantix e VinBigData são membros do ecossistema tecnológico Vingroup e se juntaram à VinFast no Los Angeles Auto Show 2021. Essas empresas estão entre as líderes do setor de pesquisa, soluções e serviços de inteligência artificial do Vietnã, contribuindo com a pesquisa e desenvolvimento de recursos inteligentes, ADAS e assistente virtual.

Os SUV elétricos da VinFast estarão disponíveis para pré-venda nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2022, com as entregas previstas para começar no quarto trimestre.