A montadora VinFast, sediada no Vietnã, anunciou que iniciará sua expansão global com a apresentação dos SUVs elétricos VF e35 e e36 nos Estados Unidos durante o Salão de Los Angeles 2021, que acontecerá de 18 a 29 de novembro. Ambos os modelos terão início de pré-venda no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2022. 

O CEO da VinFast, Michael Lohscheller, disse que os modelos serão revelados no evento, explicando:

"É muito cedo para fazer qualquer previsão de vendas, mas em novembro de 2021 apresentaremos nossos mais recentes modelos totalmente elétricos, o VF e35 e VF e36, no salão do automóvel de Los Angeles. Desta forma, marcará nossa tentativa oficial no mercado americano."

vinfast e35 (3)
vinfast e35 (2)
vinfast e35 (1)

Lohscheller, que atuou como CEO da VinFast desde julho e ocupou cargos de liderança na Volkswagen e Opel antes disso, disse que a VinFast começará a entregar seus primeiros carros elétricos no Vietnã a partir de dezembro deste ano. 

Recentemente, a VinFast divulgou um comunicado à imprensa que o veículo elétrico terá sistemas avançados de suporte ao motorista, como assistência de permanência em faixa, alerta de colisão, monitoramento do motorista e estacionamento totalmente automatizado. Não houve comentários detalhados sobre as demais especificações do veículo.

vinfast e36

O fabricante vietnamita possui um escritório na Califórnia e faz a maior parte de suas vendas online. Em contrapartida, pretende abrir 60 showrooms nos EUA no próximo ano. A empresa tem grandes ambições de começar a vender carros elétricos nos mercados norte-americano e europeu em 2022. O financiamento desses planos vem do Vingroup, o maior conglomerado privado do Vietnã, que tem negócios em setores como imóveis, resorts, escolas, hospitais e smartphones.

A VinFast planeja ainda competir com a Tesla e outras montadoras de carros elétricos pelo porte e preço do veículo. Ao mesmo tempo, a empresa trabalha com uma meta de vendas de 15.000 veículos para 2022.