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SP inicia teste com ônibus elétrico chinês que será nacionalizado

Veículo produzido pela Higer Bus será testado pela Prefeitura de São Paulo e deve ser tornar nacional em 2023

Ônibus elétrico Azure A12BR (4)

Em breve, a mobilidade elétrica no transporte público de São Paulo (SP) contará com uma nova opção. A Higer Bus, fabricante chinesa de ônibus elétricos, confirmou o projeto para iniciar a produção de veículos no Brasil a partir de 2023, após uma fase inicial de importação e testes dos primeiros ônibus.  

Segundo o cronograma da empresa chinesa, a importação regular dos primeiros ônibus elétricos irá acontecer no início de 2022. Nesse período, terão início os primeiros testes com o ônibus elétrico Azure A12BR coordenados pela SPTrans, que após o processo de homologação será incorporado à frota do município de São Paulo.

Ônibus elétrico Azure A12BR (1)

O veículo elétrico possui 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros. Alimentado exclusivamente por baterias, possui autonomia de 270 km com uma carga e tempo de recarga declarado de 2,5 horas para uma carga completa. O ônibus possui piso baixo, ar-condicionado, suspensão a ar, carregadores USB e conexão à internet através de Wi-Fi.

De acordo com a Higer Bus, nesta primeira fase os ônibus elétricos serão importados por meio da empresa de soluções de transporte limpo, TEVX Motors, criada para prestar serviços de pós venda e de peças de reposição, além da importação propriamente dita dos veículos elétricos.

"A Higer Bus se comprometeu a fazer inicialmente investimentos da ordem US$10 milhões junto ao C40, no Projeto Zebra, para a criação de infraestruturas de produção de modo a atender ao grande potencial deste mercado em nosso País", explica Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para América do Sul. O C40 Cities é o grupo de lideranças climáticas das maiores cidades do mundo e o Zebra vem das iniciais de “Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus de Emissão Zero”, em inglês.

Ônibus elétrico Azure A12BR (2)

Ao mesmo tempo em que chegarem os primeiros ônibus elétricos, a empresa trará ao Brasil o Azure para fretamento, com a mesma autonomia de 270 km do modelo urbano. E os planos não param por aí: até o fim do primeiro semestre de 2022 chegam ao país as primeiras vans elétricas de carga e de passageiros. 

Após a chegada dos veículos elétricos, a Higer Bus iniciará a nacionalização gradual (período de 2 anos) da oferta de peças de reposição, para logo em seguida iniciar a produção local dos veículos elétricos. 

"Nossos fornecedores têm fábricas instaladas no Brasil, como ZF, Dana, Valeo, Bosch, Siemens. Isso vai facilitar o acesso às peças para manutenção e baratear os custos. E até 2023 queremos utilizar os componentes fabricados aqui para terminar de montar o ônibus. Isso garante uma transferência de tecnologia importante para o País", diz Marcelo Barella.

Ônibus elétrico Azure A12BR (10) externa
Ônibus elétrico Azure A12BR (8) salão

Criada em 1998 na China, a Higher Bus possui atualmente uma receita anual de US$ 1,5 bilhão e capacidade para produzir 35.000 veículos, sendo 30% exportados para mais de 120 países ao redor do globo.

Fonte: HigerBus

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