O VLP (Veículo Leve sobre Pneus), primeiro ônibus elétrico articulado de 22 metros do país, produzido pela BYD, está prestes a entrar em operação com a chegada da frota à cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, neste domingo (7). 

Segundo comunicado divulgado pela prefeitura da cidade, que tem 730.000 habitantes e fica no Vale do Paraíba, os VLPs eram esperados para dezembro e irão percorrer a Linha Verde, um moderno corredor exclusivo para ônibus elétricos articulados que entrará em operação no início de 2022. 

VLP onibus eletrico articulado BYD (1)
VLP onibus eletrico articulado BYD (4)
VLP onibus eletrico articulado BYD (5)

Com o início de operação dos VLPs, São José dos Campos terá o primeiro sistema urbano de transporte público do país com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto --um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e apoios para as mãos.

Cada ônibus elétrico articulado tem capacidade para 168 passageiros e conta com seis câmeras de alta definição, duas telas com infravermelho, conjunto ótico com faróis full led, acesso e espaço para cadeirantes e entradas USB. As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.

Produzido na fábrica da BYD em Campinas (SP), o modelo VLP elétrico possui 22 metros de comprimento e está equipado com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) que proporcionam autonomia de até 250 km com uma carga completa. 

Especificações do BYD D11A

  • Autonomia de até 250 km;
  • Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
  • Carregamento fácil em até 3,5 horas;
  • Baixo consumo energético;
  • Zero emissão de poluentes e ruídos;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Quatro Motores elétricos BYD – 2912TZ-XY-A
  • 4X 201 cv de potência máxima integrados às rodas;
  • Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
  • Freios a disco com sistema ABS e controle de tração

Fonte/Imagens: Prefeitura de SJC