Vendido na Europa como Dacia Spring, a versão elétrica do Renault Kwid acaba de atingir um marco. Com apenas 8 meses no mercado, o carro elétrico urbano que tem a missão de democratizar a mobilidade elétrica já conta com mais de 40.000 pedidos no Velho Continente.
Disponível para encomendas na Europa desde março, o Dacia Spring teve as primeiras unidades entregues em outubro. Considerada um sucesso absoluto, a pré-venda do subcompacto zero emissões trouxe novos clientes para o Grupo Renault e foi destaque em mercados como Espanha, Itália, França, Alemanha e Romênia.
Foram mais de 16.000 reservas em apenas três meses e o ritmo continua alto com uma média de 5.000 pedidos mensais desde julho. E mais, o modelo recém-lançado por lá foi o carro elétrico mais vendido em outubro em mercados importantes como Itália e Espanha.
Entre as razões desse sucesso estão a proposta de preço acessível. Na Espanha, por exemplo, o modelo chega a custar apenas 9.905 euros (com todos os incentivos), o que daria algo em torno de R$ 62.000 em uma conversão direta - seu preço oficial é de 17.605 euros (R$ 110.400).
"Em relação ao preço, Dacia Spring está posicionada como o veículo elétrico mais acessível do mercado. Também se beneficia do auxílio para a compra do Plano Move III, graças ao qual a Nova Dacia Spring pode ser comprada a partir de 9.905 euros".
Além disso, a proposta é a de um carro elétrico descomplicado, ágil no trânsito e rápido de carregar (menos de uma hora em carregamento rápido e menos de 7h em casa). Focado no uso urbano com deslocamentos curtos, o Kwid elétrico tem autonomia homologada adequada, com 305 km no uso totalmente urbano e 230 km no ciclo misto.
Com lançamento confirmado no Brasil em 2022, o Renault Kwid totalmente elétrico promete ser o carro elétrico mais barato do mercado, segundo a Renault. Afirma-se que ele terá uma motorização diferente dos 'irmãos' Dacia Spring vendido na Europa ou Renault City K-ZE na China/Índia - ambos equipados com um motor elétrico de 44 cv no eixo dianteiro e alimentado por uma bateria de 27,4 kWh - a velocidade máxima é de 125 km/h.
Fonte: MovilidadElectrica
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado