Renault confirmou nesta quinta-feira (11), entre outras novidades, que a versão elétrica do Renault Kwid será lançada no Brasil. Segundo a marca francesa, o carro urbano zero emissão chegará ao mercado em meados de 2022 e promete ser o elétrico mais barato à venda no Brasil. 

Luca De Meo, CEO da Renault, falou sobre os novos planos da marca para o Brasil durante uma apresentação na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). O destaque é a mudança de estratégia da marca, agora mais focada em tecnologia e eletrificação. Um pouco do que já foi antecipado na apresentação do plano estratégico global Renaulution. 


"Vamos ter uma nova onda de produtos a partir de 2022. São produtos como o (Renault) Kwid elétrico, que mostram como queremos ser referência em eletrificação"

Dacia Spring (Kwid elétrico)
Dacia Spring na Europa

No caso do Brasil, os modelos a combustão ainda terão o seu papel, mas a participação de carros mais acessíveis certamente verá uma redução de espaço a partir de agora, ainda que a marca tenha confirmado a vinda do Kwid elétrico.  

O Renault Kwid totalmente elétrico que será vendido no Brasil terá motorização exclusiva, diferente dos 'irmãos' Dacia Spring vendido na Europa ou Renault City K-ZE na China - ambos equipados com um motor elétrico de 44 cv no eixo dianteiro e alimentado por uma bateria de 27,4 kWh que garante autonomia de 230 km com uma carga - a velocidade máxima é de 125 km/h. 

Renault City K-ZE
Renault City K-ZE - China

 

De Meo confirma ainda que o Kwid elétrico brasileiro terá o visual levemente alterado em relação ao modelo chinês/europeu. De resto, destacou que a marca francesa apostará também em modelos híbridos plug-in, híbridos e híbridos leves para o nosso mercado, inclusive analisando a possibilidade de produzi-los localmente ou importá-los.