A Mitsubishi apresentou de forma oficial o Mitsubishi Airtrek, seu primeiro SUV totalmente elétrico no Salão de Guangzhou 2021.
Revivendo um nome antigo usado na primeira geração do Outlander, o SUV movido a bateria foi desenvolvido (e será produzido) pela GAC Mitsubishi Motors Co, a joint venture para a produção e vendas de veículos da montadora japonesa na China.
Falando em GAC, o Mitsubishi Airtrek parece ter como base o SUV elétrico Aion V da empresa chinesa, embora o comunicado de imprensa da montadora japonesa não mencione nada sobre isso. Entretanto, há várias pistas que nos levam a acreditar que o Airtrek é de fato um Aion V remodelado e rebatizado.
Antes de tudo, o Mitsubishi tem a mesma largura (1.920 mm), altura (1.728 mm) e distância entre eixos (2.830 mm) que o GAC, sendo que apenas o comprimento difere de 4.630 mm do primeiro contra 4.586 mm para o segundo.
Além disso, elementos de estilo como o perfil lateral (verifique as formas das portas e janelas) sugerem que o Airtrek se baseia mesmo no Aion V, assim como o layout do painel de instrumentos. Naturalmente, as extremidades frontal e traseira são completamente diferentes e em sintonia com a linguagem de estilo da Mitsubishi.
O trem de força também apoia a nossa suposição, uma vez que o Mitsubishi Airtrek possui uma bateria de 70 kWh que é suficiente para um alcance de 520 km no ciclo CLTC - sim, o GAC Aion também oferece uma bateria de 70 kWh com um alcance idêntico.
A Mitsubishi diz que a bateria é instalada no centro do assoalho para uma distribuição ideal do peso dianteiro-traseiro e um baixo centro de gravidade. O comunicado de imprensa acrescenta que o motor, o inversor e a unidade de redução foram integrados em uma única unidade leve e compacta, "combinada com um sistema de acionamento que proporciona alta potência e torque dentro de uma carroceria leve e de alta rigidez".
O fabricante japonês não revelou os dados de potência e o torque nominal, mas a imprensa local afirma que o Airtrek tem um único motor elétrico que produz 135 kW (181 cv), assim como o Aion V.
O Mitsubishi Airtrek estará à venda na China no primeiro semestre de 2022 com preços de lançamento que variam de 210.000 a 240.000 yuans (R$ 180.800 a R$ 210.200).
Fonte: Mitsubishi Motors
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mitsubishi Outlander PHEV já tem data para chegar
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Mitsubishi pode se juntar à parceria Honda-Nissan em carros elétricos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Novo Mitsubishi Outlander híbrido plug-in está cotado para o Brasil
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Renault-Nissan-Mitsubishi: 35 carros elétricos inéditos até 2030