Um dos fatores que mais limitam a autonomia de motos elétricas atualmente é simplesmente a falta de espaço para acomodar uma quantidade maior de baterias. Mas este desafio continua sendo levado a sério e cada vez mais empresas estão utilizando soluções diferenciadas para resolver tal problema.

Uma delas é a Nawa Technologies. Ela apresentará no Salão de Milão, principal evento de duas rodas no mundo que acontece na Itália a partir de 25 de novembro, a Racer, protótipo de sua primeira moto 100% elétrica. A marca promete ter resolvido a questão da autonomia em motos mesclando dois diferentes tipos de tecnologia de baterias.

Nawa Racer conceito

A Nawa Racer continua utilizando packs de íon-lítio, como na maioria dos veículos elétricos atuais. No entanto, combina-as com supercapacitores miniaturizados. Segundo a empresa, essa solução pode armazenar de 10% a 100% mais energia que uma bateria convencional. Outra vantagem é que os supercapacitores conseguem entregar um volume maior de energia mais rapidamente do que qualquer outro tipo de bateria.

A marca ainda não revelou os dados de performance da moto, mas traz um interessante conceito de motor instalado diretamente na roda sem cubo central, dando um visual oco à roda traseira. O que a Nawa afirmou, no entanto, é que a Racer teria a capacidade de oferecer uma autonomia de até 300 km sem necessidade de recarga, mais que o dobro de um modelo de porte similar.

Nawa Racer conceito

A NAWA disse ainda que, ao combinar os dois tipos de bateria, está otimizando ambas e abrindo novas possibilidades para o uso de propulsores movidos por eletricidade. Com a ajuda dos supercapacitores, o tamanho da pesada bateria de íon-lítio pode ser reduzido e os tempos de carregamento poder ser menores. A empresa afirma que sua tecnologia de baterias "híbridas"  pode potencialmente dobrar a autonomia de um veículo e estender a vida útil geral do sistema. Além disso, estaria pronta para ser usada tanto em motos quanto em carros.