Conforme anunciado, o novo Kia Niro 2022 foi revelado de forma oficial. A Kia apresentou a segunda geração do SUV nesta quinta-feira (25) no evento Seoul Mobility Show 2021.

O Kia Niro de segunda geração marca uma mudança significativa em comparação com o seu antecessor do ponto de vista do design, já que os designers optaram por uma abordagem mais ousada inspirada no conceito HabaNiro de 2019. Também há alguma coisa do Sportage mais recente, especialmente nos ombros pronunciados, janelas retilíneas e interior.

Completamente redesenhado por dentro e por fora, o novo Niro possui um exterior ousado com impressionantes luzes diurnas de LEDs "batimentos cardíacos" inspiradas no estudo HabaNiro, um "Tiger Face" transformado que agora se estende do capô até o para-choque robusto, e colunas traseiras largas que se integram com as lanternas traseiras em forma de bumerangue.

Novo Kia Niro
Novo Kia Niro
Novo Kia Niro

Pintados em uma cor diferente do resto do carroceria, as colunas C não são apenas aparência; a Kia diz que elas aumentam o fluxo de ar para melhorar a aerodinâmica.

Por dentro, o Kia Niro 2022 apresenta um painel totalmente redesenhado parecendo uma combinação entre o totalmente elétrico EV6 e o novo Sportage. As telas lado a lado são o principal destaque, mas o impressionante console central com uma alavanca eletrônica de câmbio e o volante multifuncional ao estilo EV6 também merecem ser mencionados.

A cabine também apresenta novos materiais reciclados, tais como papel de parede reciclado para o revestimento do teto, Bio PU com Tencel de folhas de eucalipto para os assentos, e BTX (benzeno, tolueno e isômeros de xileno) livre de tinta nos painéis das portas.

Por falar em assentos, eles também apresentam um mecanismo de assento leve de alta tecnologia para maior espaço, conforto e estilo. Os encostos de cabeça dianteiros apresentam dimensões reduzidas e incorporam cabides na tampa traseira.

Estreia mundial do Kia Niro em 2023 no Seoul Mobility Show 2021

Por enquanto, a Kia não falará sobre as especificações e trem de força, embora confirme que o novo Niro estará disponível como híbrido, híbrido plug-in e totalmente elétrico, assim como seu antecessor.

A Kia está dando destaque ao novo "Greenzone Drive Mode" para o Niro PHEV, que muda automaticamente para o modo de condução elétrico ao dirigir em zonas verdes, como áreas residenciais, ou escolas e hospitais próximos. Os lugares favoritos de um motorista, incluindo casa e escritório registrados no sistema de navegação, também são reconhecidos como zonas verdes.

Mais detalhes serão revelados nas próximas semanas e o novo Kia Niro 2022 chegará às concessionárias em algum momento do ano que vem.

Kia Niro no Brasil

O lançamento do Kia Niro no Brasil tem uma longa história de idas e vindas. Após ter sido anunciado mais de uma vez para o nosso mercado, o Niro híbrido da atual geração teve a estreia por aqui confirmada para o início de 2022.

No entanto, nesta semana a assessoria de imprensa da Kia afirmou que a nova geração do SUV híbrido também estará disponível por aqui no ano que vem. Resta aguardar e ver se a marca realmente irá lançar o modelo atual e posteriormente o de nova geração, ou se irá atrasar mais uma vez a estreia enquanto espera pelo Niro 2022.