O mercado automotivo italiano continua registrando números negativos na comparação com o ano passado. No entanto, como tem acontecido há meses, os carros elétricos e híbridos plug-in continuam a remar contra a maré, ampliando cada vez mais sua participação de mercado.
Falando dos números, em comparação com os dados de 2019, os eletrificados tiveram + 466% no mês e + 994% no acumulado do ano, com participações de mercado respectivamente em 5,2% (novembro) e 4,6% (jan-nov). Os modelos totalmente elétricos respondem com + 551% em novembro e + 530,5% nos 11 primeiros meses do ano. Para carros de emissão zero, a participação de mercado do mês é igual a 6,5% e o no acumulado chega a 4,4%.
Olhando para a propulsão a combustão, o declínio da gasolina e do diesel não para, que em novembro, com contrações de 58,8% e 64,1% caem, respectivamente, para 26,9% e 19% de participação de mercado. A situação fica um pouco melhor olhando para os dados do período janeiro-novembro: 29,9% e 22,7%.
O GLP ficou substancialmente inalterado, com +1,4% no mês, mas -21% no período janeiro-novembro, enquanto o metano caiu 52,2% em novembro (-15,3% no número dos primeiros 11 meses de 2021).
Olhando para os carros elétricos mais vendidos do mês estamos testemunhando um contínuo sobe e desce: o Fiat 500 elétrico, que desde o lançamento sempre navega nas primeiras posições, fechou o mês na primeira posição à frente de Renault Twingo elétrico, Volkswagen e-up! e o smart EQ fortwo. O Dacia Spring (Kwid elétrico), que liderou o mercado de emissões zero nos últimos dois meses, por outro lado, não ultrapassa o quinto lugar em novembro.
Completando o top 10 estão o Volkswagen ID.3, o Tesla Model Y, o Peugeot e-208, o Mini Cooper SE e o Volkswagen ID.4. Muito forte na Europa, e não apenas por lá, o Tesla Model 3 é novamente um grande ausente das primeiras posições, mas como aconteceu no passado só poderia ser uma "interrupção" nas entregas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis