O que acontecerá com os postos de combustíveis quando os carros elétricos dominarem o mercado? Essa foi uma das perguntas que o InsideEVs fez para Rafael Rebello, Diretor Comercial de Energia da Raizen, empresa integrada de energia que tem debaixo do seu guarda-chuva a Shell.

Antes de responder propriamente a pergunta, Rebello destacou que hoje a Shell já é dona da maior rede de pontos de recarga em todo o mundo. Recentemente você viu aqui no InsideEVs que a empresa planeja ter 500.000 pontos de recarga espalhados pelo mundo até 2025. O executivo também destacou o recente projeto anunciado junto com a Volkswagen para a criação de 15 postos de recarga ultrarrápida em São Paulo, fruto de um investimento de R$ 15 milhões.

Shell fast charger

Falando sobre o futuro, e com o avanço dos carros elétricos, os postos de combustíveis passarão por uma transformação, inicialmente recebendo pontos de recarga, mas obviamente mantendo os combustíveis atuais. Como o principal efeito colateral, ao menos neste momento, é a espera pela recarga da bateria, os postos também poderão ser de fato pontos para oferecer ainda mais serviços de conveniência.

Quase sempre instalados em avenidas ou ruas bem movimentadas e de fácil acesso, a estratégia será ir além do cafezinho e adicionar outros serviços, como hubs de entregas - a exemplo dos lockers de empresas como Amazon ou outras empresas de delivery. Algumas unidades já se beneficiam de serviços extras, com lanchonetes e até restaurantes. Um exemplo que mais se aproxima, mas em escala menor, são os grandes postos de combustíveis em estradas que já reúnem um verdadeiro centro comercial integrado.

Em resumo, a empresa não vai ficar olhando a nova era de mobilidade chegar e ficar parada. Assim como a indústria automotiva, a Shell também está se reinventando ao se transformar de uma empresa de combustíveis para uma empresa de energia. Os carros elétricos podem até demorar, mas a mudança já começou.