Como será o transporte do futuro? Na sequência de debates e palestras durante o evento Electric Experience, a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), que está desenvolvendo um sistema de transporte de alta velocidade, falou aos presentes sobre a tecnologia inovadora e as possibilidades deste novo sistema que está sendo testado em nível global, inclusive aqui no Brasil.

Para quem ainda não conhece, o Hyperloop é um sistema de transporte para passageiros e cargas que consiste em uma cápsula pressurizada que se desloca em alta velocidade. Não há rodas, nem trilhos: a propulsão elétrica e a capsula suspensa por meio magnético permite velocidade máxima acima dos 1.000 km/h, com velocidades de cruzeiro entre 400 e 800 km/h, a depender do trecho.

Altamente eficiente em termos energéticos, o Hyperloop possui túneis revestidos de painéis solares, que garantem amplo aproveitamento de energia. Segundo declarado, a eficiência é de pelo 115%, ou seja, o transporte pode funcionar gerando um excedente de energia - um dos seus principais trunfos.  

HyperPort seaport terminal
HyperloopTT_Toulouse_System
HyperloopTT_Experience_03

Coincidentemente, na semana passada a Hyperloop revelou as primeiras imagens da cápsula que realizará o transporte de passageiros. O interior é fruto de meses de colaboração entre a HyperloopTT e a renomada empresa italiana ICONA Design Group e será instalado no primeiro sistema de protótipo comercial para passageiros.

Sem janelas, a cápsula tem capacidade para 30 passageiros e conta com telas de alta definição personalizáveis no local das janelas. Um purificador de ar de última geração promove um ambiente livre de micróbios, vírus e bactérias prejudiciais. Outras características da cabine incluem orientações digitais, iluminação ambiente, displays interativos, tablets pessoais e sensores biométricos para credenciais e pagamento.

HyperloopTT_Isolation_Valve

Durante a apresentação, Francisco Forbes, diretor global de investimentos da HyperloopTT, destacou a viabilidade e segurança do projeto e também falou sobre o cronograma nesta fase de desenvolvimento. 

Atualmente, o projeto possui um trecho de testes com 320 metros em Toulousse, na França. Mas em cerca de 2 anos haverá uma linha maior, com 5 km, esta localizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Outra parte do projeto consiste em um terminal e uma linha para o transporte de cargas no porto de Hamburgo, Alemanha.

Segundo Forbes, o Brasil, que é o co-participante do projeto, está no radar do Hyperloop para receber uma linha de projeto. Segundo o executivo há boas possibilidades no país e alta demanda em trechos como Rio - São Paulo, um dos mais movimentados do mundo, e São Paulo a Campinas, por exemplo. Mas por enquanto não há nada oficial e teremos que aguardar a evolução do projeto para mais novidades. 

Fundada em 2013, a HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e tecnólogos divididos em 52 equipes equipes multidisciplinares, além de 50 parceiros corporativos e universitários. Com sede em Los Angeles, EUA, e Toulouse, França, a HyperloopTT tem escritórios na América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Europa. A empresa ainda é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, refletindo o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.