A Hyundai enxerga muitas possibilidades para as células de combustível a hidrogênio e uma dessas aplicações é no transporte público. A Hyundai Rotem, divisão do grupo coreano focada no transporte ferroviário, está envolvida em um projeto que visa adaptar a tecnologia de hidrogênio dos carros para aplicá-la nos veículos leves sobre trilhos (VLT). 

Recentemente, uma demonstração deste inovador VLT a hidrogênio foi lançado pelo Ministério do Comércio, Indústria & Energia, que tem como objetivo estabelecer um padrão para a tecnologia de hidrogênio no modal ferroviário e formar uma base de fornecedores sul-coreanos para o mercado global de VLTs. 

"Embora sejamos líderes mundiais em tecnologia de hidrogênio automotivo, nossa transição para o hidrogênio em outros campos de transporte tem se mostrado relativamente lenta", disse um porta-voz do ministério. "Prevemos que este projeto acelerará a comercialização de hidrogênio em todas as áreas de transporte."

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O projeto tem custo estimado de 42,4 bilhões de won (R$ 200 milhões), com o governo contribuindo com 28 bilhões de won (R$ 134 milhões). O objetivo é produzir os subsistemas de hidrogênio e estações de abastecimento em 2022 e apresentar um protótipo funcional do VLT a hidrogênio em 2023, antes da produção em massa a partir de 2024.

hyundai celula de combustível hidrogênio

Localmente, as linhas do futuro VLT a hidrogênio incluirão as cidades de Ulsan e Dongtan e também terão foco na exportação para mercados-chave, que incluem a Europa e países do sudeste asiático.

O interessante é que as mesmas células de combustível utilizadas no Hyundai Nexo terão sua altura reduzida para se adaptar ao VLT, com os parceiros do projeto ficando a cargo de desenvolver os demais componentes, como tubos flexíveis de alta pressão para conectar os vários tanques de armazenamento de hidrogênio montados no teto. O VLT teria uma potência de 380 kW, equivalente a quatro células de combustível do Nexo.

No Brasil, a Hyundai Rotem é fornecedora dos trens que circulam na linha 4-Amarela do metrô de São Paulo (SP), operado pela concessionária ViaQuatro. 

Fonte: Railwaygazette