Elogiado pelo desempenho e qualidades dinâmicas, o Kia EV6 na versão GT-Line com bateria de 77,4 kWh, tração traseira (235 cv) e pneus continental ContiPremiumContact 6 225/45 R20 H XL foi testado recentemente pelo canal km77.com para determinar a velocidade máxima que o carro elétrico pode alcançar no famoso "teste do alce".

Os resultados foram muito bons e, de acordo com o vídeo, o Kia EV6 tem direção responsiva, suspensão firme e o rolagem da carroceria sob controle. A aderência dos pneus foi descrita simplesmente como extraordinária.

No início, o carro foi testado com frenagem regenerativa, mas o piloto teve dificuldades para alcançar uma velocidade mais alta, desviando do obstáculo. Com o conjunto de frenagem regenerativa ajustado para o terceiro de quatro níveis, o resultado foi:

  • trecho inicial: 78 km/h
  • trecho intermediário: 66 km/h
  • trecho final: 42 km/h

Outros testes permitiram que o piloto alcançasse um resultado semelhante também com a frenagem regenerativa desligada, o que pareceu difícil no início do teste. Pelo que percebemos, o fator humano e o aprendizado do carro também desempenham algum papel.

Em geral, assumimos que ter uma frenagem regenerativa forte não é apenas conveniente e econômico (para reduzir o uso de freios), bem como ambientalmente amigável (menos pó de freio), mas pode melhorar visivelmente a segurança. Isso principalmente porque o carro começa a desacelerar imediatamente quando o motorista tira o pé do acelerador, agilizando a frenagem.

Na segunda parte, também podemos constatar que o Kia EV6 testado passa pelo slalom de forma suave e bastante rápido em velocidade de até 72 km/h.

Para comparar, confira abaixo os resultados anteriores de outros testes do alce do km77.com:

  • Tesla Model 3 LR AWD 2019 - 83 km/h
  • Tesla Model Y 2021 - 83 km/h
  • BMW i3s 2018 - 79 km/h
  • Kia EV6 2021 - 78 km/h
  • Porsche Taycan Turbo S 2020 - 78 km/h
  • Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo 2021 - 78 km/h
  • Audi e-tron 2019-77 km/h
  • Primavera de Dacia 2021 - 77 km/h
  • MINI Cooper SE 2020 - 77 km/h
  • Renault Twingo Z.E. 2020-77 km/h
  • Peugeot 2020 e-208 - 76 km/h
  • Audi e-tron GT 2021 - 75 km/h
  • Audi e-tron Sportback 2020 - 75 km/h
  • Fiat 500 elétrico 2021 - 75 km/h
  • Honda 2020 e - 75 km/h
  • Opel Corsa-e - 75 km/h
  • Citroën ë-C4 2021 - 74 km/h 
  • Hyundai Kona Electric [vídeo]2018 - 74 km/h
  • Mazda MX-30 2020 - 74 km/h 
  • Jaguar I-PACE 2018 - 73 km/h
  • Volkswagen ID.4 2021 - 73 km/h
  • Jeep Renegade 4xe 2020-70 km/h
  • 2019 SEAT Mii Electric - 70 km/h 
  • Tesla Model X2016 - 70 km/h
  • Ford Kuga PHEV 2019 (Ford Escape PHEV nos EUA) - 68 km/h 
  • Kia Soul EV 2019 (e-Soul) [vídeo] - 68 km/h
  • Skoda Enyaq iV 2021 - 67 km/h
Kia EV6 no Salão do Automóvel de Los Angeles 2021

Atualmente o carro elétrico mais moderno no portfólio da marca coreana, o Kia EV6 compartilha a plataforma e-GMP com o 'primo' Hyundai Ioniq 5 e já está no Brasil para homologação. O lançamento irá ocorrer em algum momento de 2022.