Com lançamento confirmado no Brasil, o BMW iX recebeu 5 estrelas, a nota mais alta possível, nos testes de colisão e avaliação de segurança do órgão europeu Euro NCAP. O SUV elétrico conseguiu a nota máxima nas três versões disponíveis.
Durante a execução dos testes, que adotaram critérios ainda mais rígidos a partir de 2020, o novo carro-chefe de tecnologia do BMW Group se destacou tanto pela proteção de ocupantes quanto pelos sistemas de assistência ao motorista, que foram considerados eficazes na prevenção de acidentes.
Foram cinco estrelas na proteção para ocupantes adultos e crianças e nota máxima em todos os testes de impacto realizados. A estrutura do utilitário esportivo elétrico usa materiais como alumínio e plástico reforçado por fibra de carbono para manter a integridade da cabine.
Além disso, estão presente tecnologias capazes de evitar acidentes com pedestres, ciclistas ou veículos ao frear automaticamente até em curvas e esquinas, monitorar a manutenção de faixa e outras situações. Destaque também para o capô capaz de levantar-se para absorver parte do impacto em caso de atropelamento.
"O BMW iX estabelece novos padrões em sustentabilidade, e sua classificação máxima de cinco estrelas no Euro NCAP destaca o conceito abrangente de sustentabilidade do veículo", diz Dominik Schuster, Chefe de Segurança veicular da BMW. "A estrutura corporal extremamente estável e o longo alcance dos sistemas de contenção garantem um excelente nível de proteção dos ocupantes.
Além disso, o BMW iX pontua muito tanto no programa de testes quanto na condução diária com sistemas inovadores de assistência ao motorista que reduzem significativamente o risco de acidentes em uma ampla gama de situações."
Outros itens de série do BMW iX incluem o monitoramento de fadiga, alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito e limite de velocidade, todos pontuando positivamente para melhorar a nota do SUV elétrico no Euro NCAP - o pacote de assistente de condução é oferecido como opcional, que também inclui assistência de direção e orientação de pista.
Como já havia sido anunciado, a BMW reforçou que o iX está confirmado para o mercado brasileiro no primeiro semestre de 2022. Além do SUV elétrico, o sedã BMW i4, que começou a ser entregue há poucos dias na Europa, também virá ao Brasil no ano que vem.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW dará US$ 1.000 aos clientes de carros elétricos que trocarem seu Tesla
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação BMW iX xDrive40: versão de entrada é competente e vale a pena!
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BMW iX M60: elétrico mais potente da marca é lançado por R$ 1,1 milhão
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW iX M60: veja detalhes do SUV elétrico mais rápido já feito pela marca