A CEO da General Motors, Mary Barra, revelará pessoalmente o novo Chevrolet Silverado em 5 de janeiro. No entanto, a picape elétrica só será produzida no início de 2023. A informação foi divulgada pela Automotive News, citando um executivo da GM.

Doug Parks, vice-presidente executivo de desenvolvimento global de produtos, anunciou a data em um evento. Assim, as entregas não devem começar até o primeiro trimestre de 2023, cerca de um ano depois da concorrente Ford F-150 Lightning. Outra concorrente, a Rivian R1T, está em produção desde setembro, e o Tesla Cybertruck também deverá ser produzido ao longo de 2022.

GMC Sierra AT4X (2022)
GMC Sierra: Idêntico ao Silverado na versão a combustão
GMC Hummer EV (2022)
GMC Hummer EV

Assim como a picape Hummer, a Silverado elétrica é baseada na plataforma Ultium da GM e, como este, é construído na Factory Zero em Detroit-Hamtranck. Além disso, o alcance deve ser de "mais de 400 milhas", ou seja, mais de 640 quilômetros – presumivelmente de acordo com o exigente padrão americano EPA. Para isso, a caminhonete certamente não precisará de uma bateria grande – o colega Mark Kane do nosso site parceiro InsideEVs.com aposta em cerca de 200 kWh.

No que diz respeito à unidade elétrica, a GM já apresentou os três motores elétricos para os modelos Ultium: Existem duas máquinas de ímã permanente (180 e 255 kW, respectivamente) e um pequeno motor de indução (62 kW). A plataforma permite tanto a tração traseira quanto os veículos de tração integral com dois ou três motores. A configuração mais potente funciona na versão topo de linha da picape Hummer, que recebe três motores de 255 kW, que juntos entregan cerca de 1.000 cv (745 kW).

Como pode ser visto no vídeo teaser acima, a Silverado elétrica oferecerá direção integral, com a qual o diâmetro de giro deve ser significativamente reduzido. Ainda não se sabe se o veículo como o GMC Hummer EV (para o qual as entregas começam este ano) também poderá dirigir de lado (Crab Walk).

O Chevrolet Silverado é atualmente a terceira picape mais popular nos EUA de acordo com Carsalesbase.com – depois da Série F da Ford (com a F-150 como representante mais proeminente) e a picape Ram. Em quarto lugar nos três primeiros trimestres de 2021 estava o GMC Sierra, que é estruturalmente idêntico ao Silverado. Em geral, espera-se que uma Sierra elétrica também chegue ao mercado, que provavelmente compartilhará a tecnologia com a Silverado elétrica.

O best-seller norte-americano, a Ford Série F, também parece ter uma enorme demanda como um veículo elétrico: Nesta semana, a fabricante encerrou as reservas. De acordo com a Ford, a F-150 Lightning já havia sido pré-encomendada quase 200.000 vezes.