A GM segue tocando seu plano de transição energética e uma das frentes é a produção de baterias para carros elétricos. Nesse sentido, a primeira gigafábrica das células chamadas Ultium Cells, em Lordstown, Ohio, parece estar na fase final de construção.
Em um novo vídeo, gravado em 23 de novembro, e compartilhado por Ray Noneya, podemos ver um edifício basicamente finalizado, mas ainda há muitas coisas que devem ser concluídas ao redor. Não se sabe em qual estágio está a instalação de equipamentos de montagem no interior da unidade, antes do início da produção em 2022.
Esta é a primeira gigafactory de baterias que a joint venture da GM - LG Energy Solution está construindo nos EUA (a segunda será construída em Spring Hill, Tennessee). Mais duas fábricas estão no cronograma, de acordo com a General Motors.
A fábrica em Lordstown, Ohio, terá capacidade para 30 GWh anualmente com possibilidade de ampliar a produção. É um investimento crucial para o crescimento dos carros elétricos baseados na arquitetura Ultium.
Inicialmente, as células Ultium serão produzidas e fornecidas a partir de outras plantas da LG Energy Solution, mas uma vez que as células tUltium comecem a ser produzidas no local, elas passarão a dar conta da demanda.
Outros fabricantes, incluindo Ford e Stellantis, também estão envolvidos em joint ventures para gigafábricas de baterias nos EUA. Fabricantes na Europa também parecem preferir esse tipo de modelo de negócio, o que lhes dá mais controle sobre o fornecimento das baterias.
Ultium Cells LLC - Lordstown, Ohio:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda