Revelada em julho, a estratégia de eletrificação da Volkswagen chamada "New Auto" coloca as baterias no centro das atenções. Agora nasce uma empresa europeia (Société Européenne), que terá como objetivo consolidar as atividades do Grupo ao longo da cadeia de suprimentos de acumuladores: desde o processamento de matérias-primas até o desenvolvimento de células unificadas.

Após o primeiro ciclo de vida, também será sua tarefa lidar com o reaproveitamento e reciclagem de baterias. Ao mesmo tempo, a empresa será responsável pela criação das novas gigafábricas que a marca está construindo na Europa.

Polo de desenvolvimento de baterias da Volkswagen

6 Gigafábricas

Ao anunciar o Société Européenne, a Volkswagen ressalta que iniciou o projeto para construção de seis novas gigafábricas para o Velho Continente. A primeira unidade será construída em Salzgitter e começará a operar em 2025. A capacidade anual de produção será inicialmente de 20 GWh, alcançando 40 GWh nos anos seguintes. No total, serão criados 2.500 empregos, para um investimento total de 2 bilhões de euros.

"Há planos para construir mais Gigafactories na Espanha e na Europa Oriental." As posições exatas devem ser decididas no primeiro semestre de 2022. A Volkswagen pretende abrir mais duas fábricas na Europa até 2030."

Mas também há espaço para uma fábrica sueca em Skellefteå, projetada pela startup Northvolt AB, da qual a montadora tem uma participação de 20%. Produzirá células de carros premium a partir de 2023.

Polo de desenvolvimento de baterias da Volkswagen

A marca sediada em Wolfsburg é acompanhada por dois nomes de peso do segmento: o primeiro é Soonho Ahn, até o momento chefe global de desenvolvimento de baterias para a apple. Com um passado também na LG e na Samsung, ele terá "um papel de liderança no desenvolvimento de baterias". O outro é Kai Alexander Müller, que vem do Barclays Investment Bank, em Londres, para trazer sua "expertise financeira no mercado de capitais e pesquisa de ações".

Thomas Schmall, CEO da Volkswagen Group Components, comentou sobre o anúncio da empresa: "Queremos oferecer aos nossos clientes baterias poderosas, econômicas e sustentáveis, o que significa estar ativo em todas as etapas da cadeia de valor, que são fundamentais para o sucesso".